Expansão da UFCG continua em 2007, afirma reitor

Em reunião com equipe administrativa, Thompson apresentou ações estratégicas

Entrou pela noite da última terça, 27, a reunião do reitor Thompson Mariz com os pró-reitores, secretários, coordenadores e assessores da Administração Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no auditório da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores, no campus Campina Grande. Com característica de prestação de contas, exposição das iniciativas e perspectivas, o encontro também serviu para uma reflexão sobre os passos tomados e o caminho que vem sendo trilhado pela universidade desde sua criação.

Após avaliar o que vem sendo realizado em 2006, Thompson Mariz apresentou as ações estratégicas para o próximo ano, pautando as atividades por áreas específicas como recursos humanos, extensão, graduação, pós-graduação e expansão. Num relato das razões pelas quais se fazem necessários investimentos em determinado programa ou infra-estrutura, o reitor mostrou que a expansão da UFCG continua sendo o norte de sua administração.

Estão na pauta de ações prioritárias para 2007 a construção de um centro de convenções no campus Campina Grande, ampliação da biblioteca do campus Cajazeiras, criação dos cursos de Ciências da Computação, Ciências da Informação, Engenharia Civil e, possivelmente, Engenharia de Petróleo no campus Sousa, reformas no ginásio esportivo no campus Patos, além da construção do campus Pombal e a conclusão das instalações do campus Cuité, juntamente com a continuidade do projeto de expansão da UFCG – com os campi Cariri, Vale do Piancó e Vale do Paraíba; e de um colégio agrícola em São João do Rio do Peixe.

Dentre as reformas anunciadas para 2007 estão recuperações de salas de aulas, Restaurante Universitário, auditório do Diretório Central dos Estudantes, no campus Campina Grande; e do auditório do campus Cajazeiras. Modernizações também estão previstas para os laboratórios de uso comum (básicos) e a microfilmagem do arquivo corrente. No setor de recursos humanos, a realização de um censo funcional e a conclusão do processo de avaliação institucional são destaques.

Para a graduação, o reitor anunciou a criação de novos cursos noturnos e novas políticas nos processos de acesso e permanência balizadas em análises dos dados de evasão e retenção. Na pós-graduação, além de promover novos programas, são prioridades políticas de fortalecimentos de grupos emergentes, enquanto que para a extensão, fazem parte dos projetos para 2007 uma maior interlocução com os grupos sociais do campo e da cidade, além da criação de um catálogo, museu, teatro e coral.

Finalizando, Thompson agradeceu à equipe pelo trabalho realizado ao longo do ano, destacando que muito foi feito em 2006, “mas que muito trabalho nos espera em 2007. Tenho a certeza absoluta de que vamos realizá-lo com o mesma determinação e eficiência, contribuindo para o engrandecimento da UFCG e oferecendo à sociedade uma universidade pública de qualidade”.

Data: 27/12/2006