Ilha habitada some sob o mar na costa da Índia

Elevação do oceano ameaça o delta do Ganges

O aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global já fez uma pequena ilha desaparecer da superfície do planeta. A submersão de Lohachara, na baía de Bengala, Índia, onde deságuam os rios Ganges e Brahmaputra, foi o prelúdio da confirmação das previsões de climatologistas sobre o agravamento do efeito estufa.

À medida que os mares se elevam, até mesmo nações inteiras, como as Ilhas Marshall, podem sumir. Países com vastas planícies costeiras, como o Egito ou Bangladesh, podem perder boa parte de suas terras.

Há oito anos, algumas ilhas desabitadas do arquipélago de Kribati, no Pacífico, desapareceram sob as ondas. Pessoas que moravam em Vanuatu, perto do local, foram retiradas de suas casas por precaução, mas esta pequena nação ainda se mantém fora d'água.

O desaparecimento gradual, mas persistente de Lohachara, porém, não tem precedentes. No passado, o local chegou a abrigar 10 mil pessoas.

O sumiço total da ilha foi confirmado por cientistas da Universidade Jadavpur, de Calcutá, que estudavam em Sunderbans, uma região de mangue no delta do Ganges. A ilha é tão remota que os pesquisadores ficaram sabendo da submersão por meio de imagens de satélites. Uma ilha vizinha, Suparibhanga, também desapareceu, bem como dois terços de outra ilha povoada, Ghoramara.

"Em questão de alguns anos ela vai ser engolida também", diz Sugata Hazra, coordenador do estudo. Segundo ele, há mais umas dez ilhas em processo de submersão na parte indiana do delta e cerca de 400 tigres que vivem na área deverão morrer.

Antes da notícia vinda da Índia, acreditava-se que as Ilhas Carteret, em Papua-Nova Guiné, seriam as primeiras terras povoadas a submergir. Isso pode ocorrer em cerca de oito anos. Lohachara, porém, foi a primeira ilha povoada a sumir.

Data: 27/12/2006