topo_cabecalho
MCT instala Comitê de Busca para escolha de diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido

Grupo será presidido pelo diretor do comitê executivo para implantação do Insa, Manoel Dantas Vilar Filho

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, instala nesta quinta-feira, em Recife (PE), o Comitê de Busca para a escolha do diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido Celso Furtado (Insa), vinculado ao MCT.

A criação do comitê é uma exigência do Art.7º do Regimento Interno do Insa, aprovado pela Portaria nº 896, de 30 de novembro de 2006. A instalação será realizada com a presença de todos os integrantes do comitê.

Após a instalação, um edital deverá ser publicado descrevendo os requisitos necessários para a ocupação do cargo.

O Comitê de Busca será presidido pelo diretor do comitê executivo para implantação do Insa, Manoel Dantas Vilar Filho, e terá como relator o coordenador geral da representação do MCT no Nordeste, o físico Ivon Palmeira Fittipaldi.

Também integrarão o Comitê de Busca do Insa os seguintes cientistas/técnicos: Ana Maria Giulietti Harley, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), expert em botânica, com ênfase em taxonomia vegetal, e que lidera um dos mais atuantes grupos de biodiversidade do país; Everaldo Rocha Porto, especialista em conservação do solo e água do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); João Batista Queiroz de Carvalho, especialista em águas, solos e barragens do Centro de Tecnologias e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e Maria Norma Ribeiro, zootecnista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Comitês

Os Comitês de Busca foram criados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para dar um tratamento uniforme à escolha dos dirigentes dos seus institutos de pesquisa.

O objetivo é garantir isenção e excelência na escolha dos diretores das unidades vinculadas ao MCT. A primeira implementação de um Comitê de Busca nesse moldes aconteceu em 1999, para escolha do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Constituídos por especialistas de reconhecida competência junto às comunidades das suas áreas de atuação, os Comitês de Busca possuem, em média, cinco membros. Uma vez instalado o Comitê, uma chamada é aberta para a inscrição de candidatos.

Os candidatos podem ser quaisquer pesquisadores ou tecnologistas, brasileiros ou naturalizados. Eles devem apresentar seus currículos, um programa de gestão e também passam por uma entrevista.

Após essa seleção técnica, uma lista de até três nomes é encaminhada ao ministro da C&T, que faz a escolha final. A relação de nomes encaminhada ao ministro não é divulgada.

O Insa

O Instituto Nacional do Semi-Árido Celso Furtado (Insa), sediado em Campina Grande (PB), foi criado pelo MCT em abril de 2004, para integrar e fomentar pesquisas científicas e tecnológicas na região.

Em julho de 2005, o Insa realizou, em Petrolina (PE), o 1º Seminário de Integração de Ações de C&T para o Desenvolvimento do Semi-Árido Brasileiro, visando aprofundar suas linhas de trabalho.

A prioridade do Insa é pesquisar tecnologias que possibilitem ao semi-árido nordestino produzir e progredir mesmo em períodos de estiagem.

Os primeiros editais lançados pelo Insa foram destinados a pesquisas com três plantas nativas xerófilas (resistentes a secas), popularmente conhecidas como faveleira, palma forrageira e imbuzeiro. Elas são usadas na alimentação humana e animal.

O Insa é integrante na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), que busca melhorar o desempenho das pesquisas de C,T&I no Nordeste, por meio do incremento de investimentos em P&D e maior utilização dos recursos humanos e físicos do setor privado.


Data: 28/12/2006