Encontro discute Mapa da Educação Superior

O primeiro encontro técnico para a realização do Mapa da Educação Superior na América Latina e Caribe (Mesalc) será realizado nos dias 24 e 25 deste mês, em Belo Horizonte. A parte tecnológica do projeto ficará a cargo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O mapa vai reunir dados de instituições de 33 países. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Estudos Superiores da América Latina e Caribe (Iesalc), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A principal função da UFMG será sediar a base de dados do Mesalc. Para isso, será utilizada a Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior (PingIFEs), um sistema que possibilita o diálogo entre bases distintas, criado pelo Laboratório de Computação Científica da universidade.

"A proposta é reunir informações descritivas sobre a educação superior nos países envolvidos, de modo a permitir comparações sobre a qualidade do ensino oferecido", disse Mauro Mendes Braga, pró-reitor de graduação da UFMG, segundo informações da Agência Fapesp.

Data: 15/01/2007