Universidade Aberta integrará educação básica e superior

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 16, que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) representa uma mudança profunda no conceito de formação de professores no Brasil. “Pela primeira vez na história a União está assumindo, em colaboração com estados e municípios, a responsabilidade pela formação de professores da educação básica”, declarou o ministro durante a abertura do 1º Seminário Nacional para Coordenadores de Pólos de Apoio Presencial do Sistema UAB, em Brasília.

Na avaliação de Haddad, a UAB vai estabelecer uma integração entre a educação básica e a superior com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino básico. “A educação básica depende do apoio das universidades federais no que diz respeito à formação de professores, e os quase 300 pólos da UAB que serão instalados em 2007 vão permitir essa conexão”, disse. O Sistema UAB foi criado pelo MEC em 2006 para oferecer cursos universitários na modalidade a distância.

Este ano serão instalados 297 pólos de ensino que oferecerão 60 mil vagas, com investimento de R$ 167 milhões. Cada pólo presencial é coordenado por um professor de sua região de atendimento que deverá trabalhar para que o local seja um espaço social, acadêmico e cultural determinante para o desenvolvimento regional sustentável.

Modelo — Segundo o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, o Sistema UAB representa um novo modelo de expansão da educação superior pública. “Cada pólo tem a capacidade de atender 600 estudantes e quando todos os pólos estiverem em pleno funcionamento serão atendidos 180 mil estudantes por ano”, calcula.

Os trabalhos serão desenvolvidos em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que vai oferecer seu conhecimento acadêmico na formação de professores para o ensino superior na capacitação de docentes da educação básica.
O seminário que termina nesta quarta-feira, 17, vai apresentar o Sistema UAB e fornecer orientações aos professores selecionados para a função de coordenação de pólo de apoio presencial nos municípios.

Data: 16/01/2007