Seminário orienta coordenadores de pólos da Universidade Aberta

O 1º Seminário Nacional de Coordenadores de Pólos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) teve cerca de 320 participantes, entre coordenadores de pólos da UAB, prefeitos, secretários municipais de educação e representantes de secretarias estaduais de educação e de universidades federais. Uma das principais recomendações para os gestores envolvidos com a UAB é a de garantir, por meio de leis estaduais ou municipais, personalidade jurídica ao pólo como instituição educacional, inclusive caracterizando-o como Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), que possibilitará recebimento de maior volume de recursos federais.

Durante um dia e meio, os participantes conheceram o sistema Universidade Aberta do Brasil, os programas de Educação a Distância (EAD) desenvolvidos pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e receberam orientações sobre o funcionamento dos pólos de apoio presencial.

Na avaliação do diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância, Hélio Chaves, o evento superou as expectativas. “Tivemos 98% de presença dos coordenadores de pólos da UAB (são 297 coordenadores) e conseguimos esclarecer muitas dúvidas.” A continuidade da discussão sobre a UAB e o papel dos coordenadores se dará via internet, por meio de fórum eletrônico. O seminário foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 17, no Hotel Blue Tree Alvorada, em Brasília.

Para Cleuza Maria Hehr, coordenadora do pólo de Domingos Martins (ES), que fica a 45 quilômetros de Vitória, foi muito oportuna a realização do seminário. “A gente percebe que o processo de criação e implantação da UAB é bastante transparente. Teve um ponto de partida e agora toda uma teia de relações vai sendo construída”, elogiou.

Data: 18/01/2007