Reunião discute mestrado em educação a distância

Estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil podem ser contemplados com um programa de mestrado a distância.  O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 18, durante reunião com  representantes da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e da Universidade Virtual Pública do Brasil (Unirede), além de coordenadores de programas de pós-graduação de diversas universidades do país.

As discussões abordaram temas como áreas de atuação e modalidade em que serão realizados os cursos, se será feito em mestrado profissional ou acadêmico e a utilização das diversas tecnologias nos cursos.

O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, disse que a reunião acontece num momento ideal após várias conversas prévias. E ressaltou a importância de seguir as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). “Pretendemos trabalhar em cursos apoiados em linhas de pesquisas já existentes e não fugir da maneira como a Capes atua” afirmou Mota.

O secretário também esclareceu que o papel da Seed no processo é de articulação. “Nós não somos formuladores da proposta, nosso papel aqui é o de ajudar no processo de articulação”, garantiu. Durante a reunião foi apresentada proposta inspirada na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) em que diversas instituições atuam em consórcio na área de pós-graduação.

Comitê — O presidente da Capes, Jorge Guimarães, disse que acredita no projeto, afirmando que a educação a distância é uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios da educação brasileira, mas que é preciso ter cuidado ao lidar com a modalidade.

O comitê político da Unirede vai fazer levantamento sobre linhas de pesquisas já utilizadas em outras instituições e das universidades que já têm competência na área. Após o levantamento serão feitas outras reuniões para que as decisões sobre a implantação do mestrado em educação a distância sejam mais precisas.

Data: 19/01/2007