Inscrições para exame de conhecimento em língua portuguesa

As pré-inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) serão entre 29 de janeiro e 15 de março. A aplicação das provas ocorrerá simultaneamente no Brasil e no exterior, nos dias 25 e 26 de abril.

O exame é realizado duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro. No ano passado, 4.500 candidatos se inscreveram para o Celpe-Bras. Este é o único certificado brasileiro de proficiência em português para estrangeiros reconhecido oficialmente pelo governo. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades federais para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O exame é aplicado em 19 instituições de ensino superior brasileiras e 35 no exterior, que funcionam como postos aplicadores. A Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), que coordena o Celpe-Bras, recebeu pedidos de credenciamento: Grécia, França, Haiti e Nigéria. Após a análise, na qual o MEC identifica a adequação de estrutura física e recursos humanos, os países também poderão aplicar o teste.

Segundo a coordenadora do Celpe-Bras, Elizena Rossy, a globalização da economia e o plano de integração do Mercosul refletiram no processo de promoção da língua portuguesa no exterior. “A certificação possibilita a recepção de estudantes falantes de outras línguas, em cursos de graduação e, principalmente, de pós-graduação, visando à especialização nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirmou Elizena.

Médicos — Uma grande parcela dos inscritos corresponde a médicos estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil, uma vez que, para conseguirem a revalidação do diploma e o registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), é necessário ter nível Avançado de proficiência em língua portuguesa.

As pré-inscrições serão feitas pela internet, a partir de segunda-feira, 29, na página eletrônica https://sesu.mec.gov.br/Celpe-Bras/ficha_inscricao.php. Para a confirmação da inscrição é necessário que o candidato, após ter feito a pré-inscrição pela internet, se dirija ao posto aplicador onde deseja fazer o exame, levando uma cópia do documento de identificação e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 90,00. O exame é feito em dois módulos: a parte coletiva, que integra compreensão oral e escrita e produção escrita; e a parte individual, que integra compreensão oral e escrita e produção oral. O certificado é conferido nos níveis intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Data: 25/01/2007