Exame de conhecimento em Libras tem 4.731 inscritos

Será aplicado, pela primeira vez no Brasil, o Exame de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais (Prolibras), cumprindo a exigência do decreto que reconheceu Libras como língua, em 2002. As provas ocorrem no próximo domingo, 28, e na terça-feira, 30 de janeiro, em todo o país.

Duas categorias serão avaliadas, a de instrutor de Libras e a de tradutor/intérprete. A avaliação consiste em prova objetiva, domingo — que aborda a estruturação da língua —, e uma prática, em que o candidato terá que preparar uma aula em Libras (para os instrutores) ou traduzir um texto do português para Libras (para tradutores/intérpretes).

Só fará a prova prática, na terça-feira, quem for aprovado na prova objetiva, cujo resultado sai no dia 29. A divulgação do resultado final dependerá do número de candidatos que fizerem os testes práticos, que serão gravados e remetidos para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organizadora do exame, para avaliação.

“O exame, além de ser um reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, é também uma condição para melhorar sua qualidade”, afirma Kátia Marangon Barbosa, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Educação Especial, da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).

O MEC, por meio da Seesp, promove ações efetivas na área, como o curso de formação continuada de professores em Libras, em vigor desde 2003. Quase todos os estados já têm professores formados, tanto na capital, quanto no interior. Além disso, o ministério apóia muitos outros cursos pelo Brasil, por meio de convênios e parcerias com estados e municípios.

Inscrições — O total de inscritos para o primeiro Prolibras é de 4.731, de todos os estados do Brasil. A capital com o maior número de inscrições é São Paulo, com 719, seguida por Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Brasília. “Acreditamos que seja um trabalho que vai frutificar”, diz Kátia. “Esperávamos cerca de dois mil candidatos ao todo e tivemos mais que o dobro”, comemora.

A coordenadora explica que o MEC tem a incumbência de realizar o exame de certificação anualmente, durante os próximos dez anos. Como estão surgindo cursos de graduação na área, Kátia acredita que, após esse período, não será mais necessária a aplicação do teste para obter a certificação, pois o aluno já sairá da universidade com a habilitação em Libras. O segundo Prolibras deve ocorrer em setembro ou outubro deste ano.

Data: 26/01/2007