Inscrições para o Pré-Vestibular Solidário serão abertas no dia 12

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Proex) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - nos próximos dias 12, 13 e 14 de fevereiro (nos campi Campina Grande, Cajazeiras e Patos) e 26, 27 e 28 de fevereiro (no campus Sousa) – realizará inscrições de candidatos para o Programa Pré-Vestibular Solidário (PVS). O projeto é voltado para alunos de baixa renda e que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas, preparando-os para os processos seletivos de acesso às universidades.

Serão oferecidas 435 vagas. Delas, 270 para o campus Campina Grande - com inscrições das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, na Biblioteca Central da UFCG; 80 para o campus Cajazeiras - inscrições das 8 às 11h e das 19 às 21h, na Sala de Extensão do Centro de Formação de Professores; 40 no campus Patos - inscrições das 7 às 11h e das 14 às 17h, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural; e 45 em Sousa - na Coordenação  de Pesquisa e Extensão (COPEX), das 13 às 17h30min e das 18 às 21h.

As inscrições no PVS serão feitas mediante preenchimento de formulário disponível no Portal da UFCG (www.ufcg.edu.br) e nos locais de inscrição, anexando cópias da RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Histórico do Ensino Médio, comprovante de residências e de renda familiar; juntamente com uma fotografia 3x4.

Os candidatos serão selecionados mediante sorteio (para os inscritos no campus Campina Grande) e entrevista (para os inscritos nos demais campi), a serem realizados em locais e datas ainda não definidos. A classificação dos sorteados ou aprovados será definida por indicadores sócio-econômicos, como a menor renda familiar ou condição de moradia

Pré-Vestibular Solidário da UFCG – Tem por objetivo contribuir para a construção de políticas sociais afirmativas viabilizando a ampliação das condições de acesso e permanência de jovens e adultos de baixa renda na educação superior, visnado possibilitar ao público beneficiado a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, corrigindo distorções do ensino público.

Ao instigar nos participantes o desenvolvimento da capacidade de aprender, criar e formular conhecimentos, de maneira a desenvolver valores e competências que se coadunem com as exigências da sociedade contemporânea, o PVS desenvolve o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e a autonomia intelectual, de modo a permitir que este continue aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

Oferecendo a preparação e as orientações básicas para a integração do aluno ao mundo do trabalho, com competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo, contribui para a ampliação da capacidade dos alunos de compreender criticamente as causas históricas que limitam o acesso à escola, aos benefícios e às decisões da sociedade em que vivem.

Data: 31/01/2007