Informática apóia atendimento a alunos especiais

Seis computadores em rede, uma impressora a laser, um scanner, uma webcam e mobiliário. Este é o maquinário que compõe cada um dos 623 laboratórios recebidos recentemente por escolas públicas de todo o País por meio do Programa de Informática na Educação Especial (Proinesp). Em vigor desde 2003 em escolas da rede pública, o Proinesp entrega equipamentos de informática e mobiliário adaptado para atender alunos com deficiências ou altas habilidades e superdotação.

Salas de recursos multifuncionais também são montadas em algumas escolas que oferecem atendimento especializado no turno oposto ao horário regular de aula. As salas contam com dois computadores em rede, uma impressora a laser, uma TV de 29 polegadas, com legendas, um DVD, um scanner, uma webcam, um quadro branco e mobiliário.

Após a montagem dos laboratórios, a Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) promove cursos de formação para professores que atuam nas escolas beneficiadas. O objetivo é ajudá-los a usar o equipamento. Este ano, serão formados 1,7 mil professores. O curso, certificado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), tem a duração de 120 horas-aula. Destas, 20 são presenciais, no próprio município no qual o laboratório está instalado.

As aulas abrangem temas como concepção filosófica da educação inclusiva, legislação da área e os conteúdos da informática, como tecnologia assistiva e softwares educativos.  Para conseguir a certificação, cada professor precisa apresentar um projeto final sobre a própria escola na qual leciona.
“O acesso às tecnologias da informação e comunicação já é uma realidade na educação especial e contribui para a formação do aluno, pois promove efetivamente a acessibilidade e torna possível a absorção de um conjunto de conhecimentos”, disse a titular da Seesp, Cláudia Dutra.

Entre 2003 e 2006, foram implantados 1.118 laboratórios em todos os estados. O curso de formação contempla dois professores em cada escola. Portanto, em torno de dois mil professores já estão formados ou em processo de formação. Os recursos multifuncionais foram implantados em 2005 e, no período de um ano, foram entregues 626 salas de recursos. “Há uma idéia de que o laboratório tem exclusividade para alunos especiais, mas é na verdade um espaço da escola”, disse Kátia Marangon, coordenadora-geral de desenvolvimento da Seesp. Segundo ela, o espaço, por ser adaptado para alunos com necessidades especiais, oferece oportunidade a mais de ensino a todos.

Data: 31/01/2007