UFCG importa US$ 700 mil em equipamentos

Começaram a ser entregues às unidades acadêmicas da UFCG os equipamentos laboratoriais de pesquisa importados no ano passado. Os instrumentos foram adquiridos através de projetos amparados pela Lei 8.010/90 - que concede incentivos fiscais a importações de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica, sob competência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) – somando a quantia de US$ 700 mil.

Segundo o assessor de Comércio Exterior da UFCG, Edson Guedes (foto), as importações vêm crescendo significativamente desde a criação da universidade e a estimativa para este ano é que elas cheguem a US$ 1 milhão, “o que representa inovação e atualização dos laboratórios de pesquisa, traduzindo-se numa melhor capacitação de professores e alunos”, salientou Edson, afirmando que alguns equipamentos, quando importados diretamente, chegam a ter 50% de redução no preço. “Mais equipamentos com menos custo, é a lei”, completou.

Alguns dos equipamentos recém-adquiridos já se encontram em uso, como o detector de corona diurno, utilizado para diagnosticar falhas nos isoladores polimétricos das linhas de transmissão e na emissão de radiação ultra-violeta nos sistemas elétricos de potência. O detector custou US$ 80 mil e está instalado no Laboratório de Isolamentos de Elementos Elétricos, no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI). Edson também destaca o Espectrômetro de Ressonância Magnética MQA7005-150, fabricação da Oxford, e o Sistema de Análise de Textura com softwares e periféricos – a serem entregues.

Os benefícios fiscais previstos na lei são as isenções do imposto de importação e do sobre produtos industrializados, como também do adicional de frete da Marinha Mercante. As unidades acadêmicas beneficiadas com as importações foram as de Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Metereologia e Física – em projetos com o CNPq, Eletrobrás, Saelpa/Aneel, Projeto de Pesquisa CT-ENERG, Finep/PaqTc-PB, Finep/Atecel e MCT/Finep/CT-Infra – Proinfra.

Edson Guedes fez questão de frisar que as verbas para as importações foram oriundas de chamada pública do Ministério da Ciência e Tecnologia, através de edital, com o objetivo de democratizar e desburocratizar as aquisições e institucionalizar o uso dos equipamentos; a exemplo dos custeados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a implantação dos laboratórios multiusuais de Computação e Caraterização de Materiais (Compumat).

Data: 01/02/2007