topo_cabecalho
Biodiesel é a esperança do Nordeste, diz Lula

Na inauguração da Usina de Biodiesel Brasil Ecodiesel, em Crateús, CE, presidente Lula critica países desenvolvidos que poluem o planeta, como os EUA, e destacou o compromisso com a inclusão social de agricultores familiares do semi-árido que produzem mamona

Em discurso na solenidade de inauguração da Usina de Biodiesel Brasil Ecodiesel, em Crateús, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o biodiesel é a grande esperança energética do Brasil.

Segundo ele, é mais fácil cavar covas rasas de 30 cm para produzir mamona, girassol, soja e pinhão manso para transformar em biodiesel do que perfurar cerca de 5 mil metros, abaixo do nível do mar para encontrar petróleo.

Lula criticou, ainda, a Alemanha e a França, países que segundo disse, "têm caminhão rodando com 100% do biodiesel, mas aqui no Brasil eles só querem usar 2%, 3%, 4%".

Para Lula o Brasil é imbatível na produção de energia renovável e limpa. "Só dependemos de nós. E você sabe (Expedito Parente, inventor do biodiesel) que a sua descoberta ficou décadas nas gavetas, porque ninguém tomava a decisão de implementa-la, porque a indústria automobilística não deixa", denunciou o presidente, sob os aplausos das pessoas.

"O programa do biodiesel é para fazer essa revolução, que o mundo vai conhecer em breve", disse, ao anunciar que o programa tem dois compromissos de honra: com o semi-árido e com a agricultura familiar.

Para ele, "em vez de termos 300 mil hectares de mamona ou soja de um só produtor, é melhor pegarmos os pequenos produtores, que têm dois hectares, e incentivá-los a produzir mamona, girassol. Aí, a gente garante um salário extra para o pequeno produtor e vai melhorando a vida da região. Porque o lugar do sertanejo é no sertão".

O presidente ressaltou que não se opõe à produção em larga escala. "Nós não somos contra um grande empresário produzir. Pelo contrário, estamos incentivando. Porque quando o biocombustível entrar de verdade na matriz energética desse país, nós vamos precisar de muita coisa para produzir".

Cartão

Durante a solenidade, o presidente entregou um cartão agrocompras à pequena produtora rural, Maria de Jesus Soares, que servirá para facilitar a comercialização da produção de mamona.

Ela tem dois hectares de terra e disse que pretende cultivar a oleaginosa a partir de agora, com mais 40 produtores da comunidade onde moram em Crateús, nos Inhamuns.

A nova usina da Brasil Ecodiesel - uma das maiores do país - começa a operar hoje mesmo, e vai produzir 118 milhões de litros de biodiesel, a partir da extração de óleo de mamona e soja, produzidas no Ceará e demais estados da região.

A empresa que é pioneira na produção de biodiesel em escala comercial no país, administra duas unidades, na Bahia e no Piauí.


Data: 01/02/2007