CNPq concede 3 mil bolsas para iniciação científica

Solicitações podem ser feitas até 4 de março

O CNPq irá destinar 3 mil bolsas de Iniciação Científica para pesquisadores com Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) níveis I e II.

A concessão será feita por cotas, por meio de seleção pública, conforme edital em aberto, e está prevista a distribuição de 2 mil bolsas a bolsistas PQ nível I e mil bolsas para pesquisadores nível II.

O formulário eletrônico, por meio do qual deverá ser feita a proposta de solicitação de bolsas, estará disponível na página do CNPq na internet a partir do dia 12 de fevereiro e as solicitações poderão ser feitas até o dia 4 de março.

As bolsas concedidas serão implementadas em julho deste ano, com vigência a partir de agosto. A duração das bolsas corresponde ao período de vigência do projeto de pesquisa aprovado e até um máximo de 36 meses.

As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas a alunos de graduação com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante participação do estudante em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado.

Além das quotas para pesquisadores, as bolsas são concedidas, também, às instituições, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

O edital está disponível em http://www.cnpq.br/editais/ct/2007/001.htm.

Data: 04/02/2007