Universidade Aberta do Brasil abre mais de mil vagas no Ceará com educação a distância

A partir de maio a junho, a educação superior pública e gratuita será ampliada no interior do Ceará com mais 1.060 alunos nos cursos universitários de português, matemática, química, inglês e administração da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 16 municípios do Estado.

Os cursos serão dados pela UFC em projeto do Ministério da Educação com apoio das prefeituras, que só precisam ceder o espaço para as aulas, computador e secretaria, informa o coordenador do programa no Estado, Mauro Pequeno, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O MEC fornece ainda uma bolsa para o coordenador do Pólo. Além disso, segundo Mauro Pequeno, os Pólos aprovados neste primeiro edital receberão 50 computadores e uma ligação à Internet de banda larga, via satélite no sistema Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Na próxima terça-feira, às 9h, no auditório do gabinete do governador Cid Gomes no Palácio Iracema, o secretário nacional de Educação a Distância do Ministério da Educação, Hélio Chaves Filho, dá palestra para os prefeitos sobre como ampliar a adesão dos municípios cearenses.

Os gestores municipais são convidados para o evento pela Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que ofereceu as salas de videoconferência dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) e das Faculdades de Tecnologia (Fatec) do Instituto Centec para as aulas.

O secretário adjunto da Secitece, Mauro Oliveira, avalia que a vinda de Hélio Chaves Filho irá ajudar a esclarecer melhor o que é a Universidade Aberta do Brasil (UAB), e a motivar os municípios do Ceará a aumentar participação no programa, que traz ao interior o ensino universitário público e gratuito.

Segundo ele, o suporte aos cursos da UAB está disponível em toda a rede de videoconferência do Centec, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), da Universidade Vale do Acaraú, Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), que cobre todos os municípios de médio e grande portes.

De acordo com Mauro Pequeno, dos 16 pólos da UAB no Ceará oito são do Centec, e serão ampliados para 14 ainda este ano. Na manhã de segunda-feira, Hélio Chaves Filho visita o pólo estadual da UAB no CVT de Beberibe.

Durante a tarde, na sede do Centec, em Fortaleza, analisa e discute os projetos da UAB em andamento.

A visita do Diretor da UAB vai incentivar os municípios para concorrerem ao novo edital da UAB, por meio de projetos a serem submetidos pelo estado do Ceará.

A reunião com os prefeitos visa a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no Ceará, diz o secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira.

Segundo ele, o objetivo da UAB é também o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologia inovadora de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores de Educação Básica.

Estímulos para a criação de secretarias municipais de ciência e tecnologia A reunião vai tratar também do programa da Secitece de estímulo à criação de estruturas de Ciência e Tecnologia nos municípios, seja com a criação de secretarias, núcleos ou coordenações, com vista ao desenvolvimento local por meio da participação em programas estaduais e federais que têm recursos específicos para esta área.

Conforme Mauro Oliveira, para este ano as prefeituras terão muitas oportunidades nos governos estadual e federal de captar recursos para programas de inclusão digital, uma vez que o Fundo de Universalização do Sistema de Telecomunicações (Fust), que tem acumulados quase R$ 5 bilhões, deverá liberar os primeiros projetos.

"É função da Secitece ajudar os municípios a se prepararem, em especial os pequenos que não têm uma estrutura capaz de absorver esses benefícios", disse René Barreira.

"Quem estiver preparado, terá maior capacidade de captação de recursos", afirmou. A Secitece quer estimular a criação de estruturas nas prefeituras para cuidar das ações de ciência, tecnologia e inovação.

Têm secretarias municipais de Ciência e Tecnologia Maracanaú e Limoeiro do Norte, cujo prefeito, João Dilmar, assume no dia 26 a presidência da Aprece. Em Sobral, Juazeiro do Norte e Crato funcionam coordenações de ciência e tecnologia vinculadas a outras secretarias.

Os municípios que aderirem a este programa de interiorização das ações de ciência e tecnologia receberão da Secitece um kit de Inclusão Digital - 1 micro computador e 10 Bolsas de Iniciação Tecnológica (PBIC-JR) da Funcap para uma ação de difusão da tecnologia.

Os municípios que não possuem conexão pública de acesso à Internet por banda larga, e aderirem ao programa, terão prioridade na iniciativa apoiada pela Secitece para receber antena Gesac e um telecentro com 10 computadores.

Data: 02/02/2007