topo_cabecalho
Senado cria Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia

Casa decidiu desvincular área de C&T da Comissão de Educação

 

Wellington Salgado (PMDB-MG) foi o indicado pela liderança do partido para ser o presidente da Comissão. Segundo a assessoria de Salgado, falta ainda a oficialização do nome do senador, o que deve acontecer nesta quarta ou quinta-feira, mas está tudo acertado para que ele assuma a presidência da nova Comissão Permanente do Senado.

 

Até então, a Comissão de Educação incluía uma Subcomissão Permanente de Ciência e Tecnologia, criada em 2004.

 

Cristovam Buarque (PT-DF) ficou com a presidência da Comissão de Educação.

 

Segundo Renata Lo Prete, na coluna Painel, da “Folha de SP”, “a recém criada Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia repetirá a disputa entre Globo e Record.”

 

Ela completa: “A presidência coube a Wellington Salgado (PMDB-MG), suplente do ministro Hélio Costa, historicamente ligado à Globo. Já a vice ficou com Marcelo Crivella (PRB-RJ), ligado à Record.”

 

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) manifestou-se contrária ao desmembramento da Comissão.

 

Em nota divulgada antes da decisão, a presidente da entidade, Leila Oda, disse: “O Brasil precisa consolidar os mecanismos institucionais e regulatórios que beneficiam a interrelação entre a área acadêmica e a sociedade e não pode se dar ao luxo de desestruturar o que está funcionando bem”.

 

A pesquisadora ressaltou que “é fundamental que as políticas em ciência e tecnologia estejam alinhadas às políticas educacionais”.


Data: 08/02/2007