Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Informática

A competição, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), destina-se a alunos do ensino fundamental e médio

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) estão abertas no site: http://www.sbc.org.br/olimpiada.

A OBI é promovida pela SBC nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia.

Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, Ciência da Computação), através de atividade que envolve desafio, engenhosidade e saudável dose de competição.

Os competidores são divididos por idade/nível de conhecimento, em modalidades subdivididas em Níveis.

Na modalidade Iniciação, para alunos até a oitava série (nono ano) do ensino fundamental, a prova é composta por questões de múltipla escolha, e é feita em salas de aulas normais utilizando apenas lápis e papel.

O objetivo desta modalidade é descobrir talentos potenciais para a programação de computadores - raciocínio lógico é mais importante do que experiência na utilização de computadores.

Na Modalidade Programação, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio, a prova é feita em computadores e exige conhecimento em programação.

Esta segunda modalidade de prova é composta de tarefas de programação, com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados e técnicas de programação.

A OBI é realizada em duas fases. A primeira fase ocorre nas escolas cadastradas. É fácil cadastrar uma escola, basta um professor preencher o cadastro pela Internet.

Esse professor fica sendo o responsável pela aplicação das provas na escola e pelo envio das soluções dos competidores para correção pela Coordenação da OBI.

Os melhores classificados (cerca de 20% dos participantes) em cada uma das modalidades são convidados a participar da segunda fase da OBI.

A segunda fase é realizada em Universidades/Faculdades em cada uma das capitais, e em cidades com grande número de classificados. As provas da segunda fase são do mesmo estilo da primeira fase, embora ainda mais seletivas.

Os melhores classificados na segunda fase em cada modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores entre esses são convidados a participar de Cursos de Programação no Instituto de Computação da Unicamp, com duração de uma semana, com despesas de transporte, alojamento e alimentação pagas pela Coordenação, numa parceria da SBC com a Fundação Carlos Chagas.

Os cursos oferecidos na Unicamp são divididos em níveis - básico, intermediário e avançado - dependendo do conhecimento prévio do participante.

Durante essa semana de cursos também é escolhida a equipe brasileira (quatro competidores) que vai participar da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), realizada anualmente com delegações de mais de 70 países.

Em 2007 a IOI será realizada na Croácia, em agosto. As viagens dos competidores selecionados para o exterior também são financiadas pela Fundação Carlos Chagas.

Data: 09/02/2007