Plano de Expansão Institucional é apresentado à Câmara Superior de Ensino

O secretário de projetos estratégicos da UFCG, Márcio Caniello, apresentou na última quinta-feira (8) aos membros da Câmara Superior de Ensino, o Plano de Expansão Institucional (Planexp). A apresentação foi seguida de debates e discussões a respeito da execução do referido Plano.

Para o secretário de projetos estratégicos a reunião foi muito importante, pois foi uma oportunidade de esclarecer uma série de dúvidas que haviam em relação ao Plano de Expansão da Universidade. “Ressalto que o convite feito pela Câmara foi muito salutar, propiciando um debate sobre os rumos do Plano de Expansão, muito oportuno para a própria sustentabilidade do Planexp. As estratégias de desenvolvimento pedagógico da universidade têm que passar por aquela câmara, Fiquei muito feliz de ter sido convidado”, concluiu.

O Plano

O Plano de Expansão Institucional da UFCG (Planexp), que está sendo implementado através da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE), tem como objetivo levar a universidade a todos os recantos do Estado, atendendo a demanda de regiões onde inexiste a presença de instituições de ensino superior públicas, nas quais são observados os mais baixos níveis de escolaridade superior do Estado e, coincidentemente, baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.

Como resultado do desenvolvimento do Planexp, já foi criado os campi de Cuité e Pombal, onde funcionam o Centro de Educação e Saúde e o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, respectivamente. Atualmentee estão em andamento os estudos para a criação de novos campi.

O Planexp também prevê a criação de novos cursos nos atuais campi da Instituição, implementação de programas de interação com o Ensino Médio, ampliação do número de vagas no vestibular e criação do sistema de cotas territoriais para acesso à universidade.

Data: 12/02/2007