Cinema na sala de aula

Ministério da Cultura quer levar filmes às escolas, bibliotecas e cineclubes

O Ministério da Cultura lançou um programa inovador na última semana. Desde o ano passado, a Secretaria de Audiovisual do ministério trabalha em um projeto para permitir a exibição de filmes brasileiros em circuitos não-comerciais, como cineclubes, pontos de cultura, escolas e universidades. A idéia da Programadora Brasil é difundir o cinema nacional, para que a produção cinematográfica do país chegue à toda a população brasileira. “Nossa proposta é divulgar o cinema cultural. São filmes, como os curtas, que têm pouca circulação”, destaca Roberval Duarte, supervisor geral do projeto.

O acervo da Programadora está sendo montado em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Por enquanto, o projeto possui 126 filmes, que abrangem o que foi produzido nos últimos 90 anos. Os títulos estão organizados por programas temáticos em 38 DVDs. Há compilações para todo o tipo de público. Samba, literatura, teatro e futebol são alguns dos temas abordados pelo acervo. Há curtas, médias e longas-metragens, que abrangem gêneros como animação, documentário, ficção e experimental.

Esses DVDs poderão ser adquiridos pelos cineclubes ou pontos de cultura por um preço simbólico. Um DVD custará R$ 25. Pacotes de três custarão R$ 70. De sete, R$ 130 e os 38, R$ 600. Nesses valores já estão incluídas as taxas de entrega dos Correios e o pagamento dos direitos autorais das obras por dois anos de utilização. Isso significa que não há limite para a quantidade de exibições dos filmes em sessões públicas de cinema (não-comerciais) durante esse período. O Ministério da Cultura está em negociação com o Ministério da Educação para definir critérios de aquisição pelas escolas.

Roberval destaca que os programas chegarão aos colégios acompanhados de ferramentas para que os professores utilizem os filmes em sala de aula. “Uma quantidade enorme de informação será enviada junto com os DVDs. Uma revista com textos críticos sobre os filmes, entrevistas, fotos e matérias sobre os títulos”, reforça. Além disso, os internautas poderão acessar o site da Programadora Brasil, no qual estarão disponíveis outras críticas e catálogo sobre os programas. “Queremos estimular o debate sobre o cinema nacional”, comenta o supervisor.

Para ele, o projeto é importante também para preservar, recuperar e restaurar filmes brasileiros. Até o momento já foram investidos R$ 1,2 milhão no projeto. Para 2007, estão previstos investimentos de mais R$ 1,5 milhão. A proposta é aumentar o acervo disponível. “É importante divulgar a produção nacional, até porque o governo investe em cinema. Porém, os filmes chegam de forma limitada à população. A meta é licenciar 1.000 títulos”, afirma.

Data: 12/02/2007