YouTube vai oferecer programas de televisão dos anos 60

Digital Music, empresa que fechou acordo com o site de vídeos, detém os direitos de distribuição de 40 mil gravações musicais e mais de 4.000 horas de filmes

O YouTube, popular site de compartilhamento de vídeos online pertencido ao Google, assinou um acordo com o Digital Music Group para oferecer programas de televisão dos anos 60, como Meu Marciano Favorito.

A Digital Music disse nesta segunda-feira, 12, que o acordo também inclui um trato para permitir que algumas músicas, das quais detém os direitos, sejam usadas em vídeos de usuários colocados no YouTube.

A empresa é dona dos direitos de publicação ou distribuição de mais de 40 mil gravações e mais de 4.000 horas de conteúdo de vídeo, inclusive filmes e programas de televisão. A Digital Music, com dois anos de idade, tem parcerias online com a Apple, iTunes Music Store, Napster e Wal-Mart.

O YouTube esteve recentemente sob pressão de donos de direitos autorais, como a Viacom, a qual na semana passada pediu que o site removesse mais de 100 mil vídeos da empresa postados ilegalmente por usuários.

Mas o site também assinou acordos com companhias de música como Warner Music Group, Universal Music Group e Sony BMG Music Entertainment, o que permitirá que consumidores utilizem suas músicas para a criação de vídeos.

Data: 15/02/2007