Itabaiana poderá ter um campus da UFCG

Na última terça-feira, 13, a prefeita de Itabaiana, Eurídice Moreira da Silva, acompanhada dos secretários de Agricultura, Fábio Rodrigues, e do Meio Ambiente, João Batista da Silva, visitou o reitor da UFCG, Thompson Mariz, e o secretário de projetos estratégicos, Márcio Caniello, para tratar de questões relativas à inclusão do município no Plano de Expansão Institucional (Planexp). Na ocasião, a prefeita colocou à disposição da Universidade as instalações da escola CAIC do município, com uma área construída de 2,7 hectares e dotada de infra-estrutura em bom estado de conservação. Para tanto, a prefeita informou que enviará em breve, à Câmara Municipal, um Projeto de Lei com vistas a fazer a doação das instalações para a UFCG. Ela também declarou que a prefeitura poderá doar um terreno de 50 hectares em torno da escola para uma eventual ampliação do campus.

A inclusão do município de Itabaiana foi reivindicada pela prefeitura daquele município há quase um ano e desde então vem sendo mantida uma conversação com a UFCG. De acordo com o secretário Márcio Caniello, um dos fatores da inclusão de Itabaiana no Planexp se deve ao fato desta ser um pólo micro-regional e dessa forma, estaria dentro dos critérios que vão ser adotados na segunda fase do programa de expansão das universidades federais do governo Lula. “Outro fator importante é que Itabaiana é um dos municípios onde se verifica um baixo nível de acesso dos jovens entre 18 e 24 anos à Universidade”, destaca Caniello.

A Universidade Federal de Campina Grande incluiu o município de Itabaiana no seu Plano de Expansão, que objetiva expandir suas ações através da criação de campi em regiões do Estado que apresentam um baixo Índice de Desenvolvimento Humano e onde há um número menor de jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos que não estão freqüentando um curso superior.

Ao final da reunião ficou acertado que no próximo mês de março, o reitor Thompson e uma equipe técnica da UFCG visitará a cidade com o objetivo de vistoriar as instalações da escola.

Data: 16/02/2007