topo_cabecalho
Últimos dias de inscrição para bolsas de estudos na Alemanha

Estão abertas, até o dia 23 de fevereiro , as inscrições para bolsas de estudos na Alemanha. Financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec), as bolsas de doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado são oferecidas em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

A duração das bolsas para doutorado pleno é inicialmente de um ano, podendo ser renovada até 48 meses. No caso de estudantes que fazem doutorado no Brasil (doutorado-sanduíche), a duração máxima d as bolsas é de um ano, não podendo ser prorrogada.

 

A bolsa é destinada a candidatos que tenham cursado mestrado em curso credenciado pela Capes. Os interessados devem apresentar plano de estudo específico sobre o que pretendem realizar, e confirmação de orientação científica na Alemanha. É oferecido curso intensivo de língua alemã de até seis meses antes do início do programa acadêmico. Além da bolsa de estudos, os selecionados receberão seguro saúde e passagem aérea de ida e volta. O valor médio da bolsa mensal é de R$ 3.000,00. Outras informações no sítio http://rio.daad.de/shared/pos_doutorado.htm, ou pelo telefone (21) 2553-3296.


Data: 16/02/2007