topo_cabecalho
CPTEC/INPE utiliza ferramenta interativa para previsões de consenso

Meteorologistas irão utilizar recursos da Internet para interagir e discutir previsões

Uma nova ferramenta para apresentação de previsões, via Internet, começa a ser utilizada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE, com a expectativa de ampliar as discussões entre especialistas de várias instituições meteorológicas. O novo recurso será implementado para as conferências que já ocorrem mensalmente no CPTEC e que geram as previsões climáticas de consenso.

A nova tecnologia deverá ser empregada também nas discussões de previsão de tempo, possibilitando a participação de especialistas de outras instituições em torno de situações meteorológicas específicas, o que irá resultar em previsões de melhor qualidade. A série de recursos interativos da ferramenta permite também maior praticidade aos participantes que costumam viajar, atualmente, centenas de quilômetros até o CPTEC, em Cachoeira Paulista (SP), para reuniões presenciais.

O software de domínio público, desenvolvido por Thomas Whittaker, da Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, foi utilizado pela primeira vez no CPTEC/INPE em um curso promovido no final do ano passado. Cerca de 80 participantes de instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa puderam acompanhar o curso e usufruíram das vantagens da tecnologia.

Os recursos deste software, conhecido como Visit View, permitem aos participantes de uma sessão a distância interagir com facilidade, podendo assinalar e escrever, através de uma conexão via Internet, sobre mapas meteorológicos (previsões de tempo geradas por modelos computacionais), entre outras imagens e documentos colocados na tela. Todos os participantes de uma sessão possuem o mesmo status de interação, podendo operar comandos através do seu computador. Enquanto um apresentador assinala suas explicações sobre uma imagem na tela, qualquer um dos “ouvintes” pode interferir na exposição e, se quiser, assinalar também marcações sobre o mesmo documento, sob a observação de todos os participantes.

O Visit View deverá ser utilizado também nas apresentações da previsão do tempo “on-line”, que podem ser acompanhadas, toda sexta-feira, pela página da Internet do CPTEC: http://www.cptec.inpe.br/videos_online/. Neste caso, a ferramenta será utilizada de forma parcial devido à quantidade de internautas que normalmente assiste às previsões.


Data: 16/02/2007