topo_cabecalho
Simpósio discute mudanças ambientais globais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), a Academia Brasileira de Ciências, o International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) e o Escritório Regional do International Council of Science (ICSU) para a América Latina e Caribe realizam, nos dias 11 e 12 de março, no Rio de Janeiro, o 1º Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais.

Este evento internacional visa atuar como facilitador na fluência do diálogo entre cientistas brasileiros e de outros países, assim como com os usuários das informações geradas pelas pesquisas científicas nessa área. Este ingrediente é crucial para o avanço das pesquisas integradas buscando também promover a aplicação extensiva e benéfica da pesquisa para as necessidades da sociedade.

O simpósio tem como objetivos principais:
a) apresentar o estado da arte da ciência que se faz no Brasil sobre mudanças ambientais globais para os setores acadêmico, governamental, empresarial e político;

b) contribuir para identificar lacunas de conhecimento sobre mudanças ambientais globais de relevância para o país;

c) promover um fórum de discussão com vistas à criação de um Comitê Nacional Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais junto à Academia Brasileira de Ciências.

Especialistas e pesquisadores convidados apresentarão palestras sobre Mudanças Climáticas e seus Impactos no Brasil, Mudanças Ambientais Globais e Biodiversidade, Ciclos Biogeoquímicos e Clima e Dimensões Humanas das Mudanças Ambientais Globais. Como palestrantes deste Simpósio, foram convidados pesquisadores brasileiros com destacada atuação científica nos vários aspectos das mudanças ambientais globais.

Mais informações no site do simpósio http://www.abc.org.br/eventos/sim/index.htm 


Data: 23/02/2007