topo_cabecalho
Cineasta e Yahoo! lançam site na luta contra aquecimento global

O site Yahoo! e o produtor do documentário "Uma Verdade Inconveniente" lançaram um site na quinta-feira dedicado a estimular os consumidores norte-americanos a combater o aquecimento global trocando o tipo de lâmpadas que usam em casa.

Lawrence Bender
e autoridades americanas se uniram ao Yahoo! no Museu da Inovação Tecnológica na cidade de San José, no Vale do Silício, para anunciar o "18Seconds movement" e apresentar o site http://www.18seconds.org.

O site se dedica a calcular a velocidade em que as cidades fazem a troca de lâmpadas incandescentes, altas consumidoras de energia, para as econômicas e duráveis lâmpadas fluorescentes. O nome do movimento foi inspirado no tempo médio que uma pessoa leva para trocar uma lâmpada incandescente por outra fluorescente.

Segundo o Yahoo!, a quantidade de eletricidade economizada com o uso das lâmpadas fluorescentes de 13 watts ao invés das convencionais de 60 watts se traduz na redução de 450 libras (204 kg) de gases-estufa emitidos por uma usina elétrica que gera energia com a queima de carvão.

"Este movimento se trata de dar poder ao indivíduo, de dizer a cada pessoa na América que com um passo simples somos capazes de nos tornar um movimento que, literalmente, mudará o mundo", disse Bender, produtor do documentário indicado ao Oscar, estrelado pelo ex-vice-presidente americano Al Gore.

"Eu acredito que a lâmpada fluorescente é o cavalo de Tróia na mente do público. Quando fazemos com que as pessoas se sintam bem por fazer a diferença, economizando dinheiro ao mesmo tempo, elas começam a pensar no que mais podem fazer", acrescentou.


Data: 23/02/2007