Centro de Educação e Saúde da UFCG inaugura Central de Aulas

O Centro de Educação e Saúde da UFCG, campus Cuité, realiza nesta segunda-feira, 26, a solenidade de inauguração da primeira Central de Aulas e o seminário “Centro de Educação e Saúde: Avaliação e Perspectivas”, no Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca.

A Central de Aulas possui uma área construída de 1.168 m², 14 salas de aula com capacidade para 50 alunos cada uma, dividida em dois pavimentos. Seu custo foi na ordem de 488 mil reais.

O seminário tem como objetivo de avaliar os primeiros meses de funcionamento do Centro e apresentar à comunidade universitária e sociedade em geral as realizações e perspectivas. Sua programação terá início às 9 horas e será aberta pelo reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz e pelo diretor do Centro de Educação e Saúde, Márcio Caniello, que abordará o tema: Implantação do CES: os desafios, realizações e perspectivas.

O campus

Desde que foi criado, no Campus de Cuité estão construídos vários ambientes para atender a demanda dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, na área da educação e dos cursos da área de saúde que passarão a funcionar em breve. A infra-estrutura do campus terá laboratórios, biblioteca, centrais de aula, ambiente para professores, centro de vivência, setor de manutenção, garagem, auditório, além de outros ambientes que estão em processo de execução.

A instalação de um campus da UFCG no Curimataú paraibano foi uma reivindicação da sociedade organizada e dos poderes constituídos daquela região. Sua implantação na cidade de Cuité foi prevista no Plano de Expansão Institucional, posto em prática pela administração superior da UFCG através da Secretaria de Projetos Estratégicos, com a finalidade de ampliar e democratizar o acesso da população interiorana da Paraíba ao ensino superior público.

O Campus de Cuité está situado na localidade Olho DÁgua da Bica, a cerca de 2 Km do centro da cidade, próximo ao bairro Jaime Pereira.

Eis a programação do seminário

08h30 - Inauguração da Central de Aulas, no Campus da UFCG em Cuité;

Seminário - "Centro de Educação e Saúde: Avaliação e Perspectivas" - Local: Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca:

9h – Abertura: Thompson Fernandes Mariz – Magnífico Reitor da UFCG;

9h30min – Márcio de Matos Caniello – Diretor do CES – A Implantação do Centro de Educação e Saúde: desafios, realizações e perspectivas;

10h30min – Coffee Break

10h45min – Ramilton Marinho Costa- Vice-Diretor do CES – O
Perfil dos Alunos do Centro de Educação e Saúde;

11h15min – Luciano Barosi de Lemos – Assessor de Pesquisa e Extensão do CES – A Pesquisa e a Extensão no Centro de Educação e Saúde;

14h – João Batista da Silva – Coordenador Administrativo da UAE – Avaliação a Unidade Acadêmica de Educação;

14h30min – Mesa Redonda: O Desempenho dos Alunos no Primeiro Semestre Letivo do Centro de  Educação e Saúde – Expositores: Anselmo Ribeiro Lopes (Coord. do Curso de Matemática), Danyel Judson Bezerra Soares (Coord. do Curso de Física), José Carlos Oliveira Santos (Coord. do Curso de Química), Marisa de Oliveira Apolinário (Coord. do Curso de Biologia_Coordenação: Ana Angélica Pereira Marinho (Assessora para Assuntos Educacionais da Diretoria do CES);

16h – Coffee Break

16h15min – Painel: "O Plano de Construção da Unidade Acadêmica de Saúde" – Expositores: José Carlos Oliveira Santos (Coordenador  Administrativo pro tempore da Unidade Acadêmica de Saúde), Evelise Márcia L. Souza (Coordenadora pro tempore do Curso de Enfermagem), Marta Maria da Conceição (Coordenadora pro tempore do Curso de Farmácia).

Data: 23/02/2007