Técnicas agrícolas serão apresentadas em seminário da UFCG

Evento acontecerá nos próximos dias 7 e 8 de março, no Hotel Village, em Campina Grande

Tecnologias de baixo custo para a preservação da água no Semi-árido nordestino serão apresentadas nos próximos dias 7 e 8 de março, no Hotel Village, em Campina Grande, durante a realização do Seminário Técnicas Agrícolas para Contenção de Solo e Água.

Promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pela Associação Técnico-científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel), o evento tem por objetivo divulgar novas técnicas de contenção e armazenamento da água de chuva, além de permitir debates entre os pesquisadores. “O tema é de fundamental importância para a atividade agrícola na região”, afirma um dos coordenadores do seminário, o professor Jogerson Pereira, da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola. Ele informa que as técnicas foram desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Ciências e Tecnologias Agroambientais da UFCG, por pesquisadores da universidade.

As técnicas apresentadas chamam a atenção pelos materiais utilizados e variedade de aplicações, como o Bapucosa (barramento com pneus usados para contenção de solo e água), que substitui o enrocamento de pedras por obstáculos de pneus usados, e o Tetip (Terraceamento com tiras de pneus), que evita a erosão em diversos graus de comprometimento.

Segundo Jogerson, ao final do evento será formulado um documento no qual os participantes assumirão o compromisso de divulgar e utilizar as tecnologias apresentadas e as estratégias de treinamento aprovadas nos debates.

Outras informações podem ser obtidas pelos fones (83) 3310.1486, ou 3310.1491.

Data: 02/03/2007