Inscrições abertas para intercâmbio nas áreas de comunicação e ciência da informação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 31 de março de 2007, para o Programa de Cooperação França-América do Sul (STIC-AmSud). O programa destina-se à participação de pesquisadores brasileiros que queiram contribuir para incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes de pesquisa e desenvolvimento no domínio das ciências e tecnologias da informação e da comunicação.

O STIC AmSud pretende desenvolver instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, e pesquisadores, além do compartilhamento de resultados de pesquisas. Além disso, visa selecionar e financiar projetos conjuntos de pesquisa, tendo em sua dimensão o potencial de inovação e de transferência tecnológica, envolvendo a França e pelo menos dois países sul-americanos parceiros. O grupo de pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe sul-americana e, obrigatoriamente, a uma equipe francesa. Cada projeto terá duração máxima de dois anos.

“Esta é a primeira vez que faremos parte desse programa, criado pela França há cerca de dois anos, e que tem a participação da Argentina, Chile, Peru e Uruguai,” diz a coordenadora adjunta de Cooperação Internacional da Capes, Fátima Bataglin. “O STIC AmSud é uma importante ferramenta para o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas nas áreas de ciência da informação  e tecnologia, onde as novidades e descobertas acontecem de forma tão rápida”, destaca.

Financiamento

A Capes apoiará o intercâmbio de professores e pesquisadores com, no máximo, duas missões de trabalho anuais de até 30 dias cada, por projeto selecionado. Os recursos para intercâmbio de pesquisadores deverão ser usados com despesas de passagens e diárias para o deslocamento ao país da instituição parceira. Também serão concedidos recursos para até duas missões de estudo por ano, para atender estudantes de doutorado engajados no projeto de pesquisa proposto. Para mais informações, acesse o edital.

Data: 06/03/2007