Cuité doa área de 73 hectares à UFCG

No local, será implantado o Horto Florestal do Centro de Educação e Saúde

Foi aprovada no último dia 1º de março, em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Cuité, a doação de uma área de 73 hectares ao Centro de Educação e Saúde da UFCG. Os vereadores receberam o Projeto de Lei nº 646/2007 do prefeito do município Antônio Medeiros Dantas e não impuseram resistência quanto ao projeto, o que resultou numa votação unânime. A área cedida será destinada à construção do Bairro Universitário e à implantação do Horto Florestal Olho D’Água da Bica. Com esta doação, a área do campus Cuité passa a ser de 75 hectares.

O Horto Florestal constituirá ferramenta fundamental para o ensino, pesquisa e extensão do Centro de Educação e Saúde, pois será utilizado para fins educacionais e científicos, beneficiando não só os alunos do Centro, bem como alunos das escolas da região, além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), parceiras no projeto.

Também são parceiras as seguintes instituições: Agência Mandalla, Brasil Ecodiesel, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuité, Associação dos Apicultores e Melipolicultores do Curimataú Ocidental, Associação dos Fruticultores do Sítio Bujari, Associação do Semi-Árido e OSCIP. Dessa forma, abrem-se espaços para o desenvolvimento de pesquisas, já que a área é um laboratório ao ar livre para os Cursos de Biologia, Química e Física, contribuindo para que Cuité se torne referência para o meio acadêmico regional e nacional, não só em virtude desta aquisição, mas também devido à competência dos professores que fazem o CES.

O Horto Florestal também terá fins recreativos e turísticos, contribuindo para geração de emprego e renda para a população local. Com o advento do turismo ecológico, a área contará com trilhas ecológicas, balneário, rapel e peças teatrais a serem desenvolvidas no teatro ao ar livre já existente, mas que deverá contar com a construção de arquibancadas para o público. Dessa forma, num futuro próximo, o local poderá ser um cartão postal da cidade de Cuité.

Para a implantação do Horto faz-se necessário um diagnóstico sócio-ambiental da área. Este diagnóstico conterá análises da biodiversidade do local, da qualidade da água e a dinâmica sazonal dos mananciais existentes. Também estarão inclusos estudos sobre as relações que o homem vem desenvolvendo na área. Esses estudos são necessários, pois os objetivos da implantação do Horto são voltados para o desenvolvimento local e para garantir sustentabilidade ambiental em longo prazo.

Data: 06/03/2007