Cabedelo terá escola técnica para a pesca

O pequeno município de Cabedelo, no litoral paraibano, ganhará uma unidade de ensino profissional. Representantes do Ministério da Educação e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap/PR) fizeram na terça-feira, 6, uma visita ao Centro de Formação em Pesca de Cabedelo, núcleo do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB). O objetivo foi participar da cerimônia oficial de reinauguração do barco-escola do centro, além de conhecer a experiência dos cursos ministrados para 160 marisqueiras e 16 pescadores profissionais.

O Kalifa, como é conhecido o barco-escola, foi doado ao Centro de Cabedelo em 2000 pela Fundação Apolônio Salles, de Pernambuco. A Seap liberou R$ 23 mil para a reforma, feita em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Durante o evento de reinauguração do barco-escola, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, confirmou que a unidade de Cabedelo pode ser instalada até no segundo semestre deste ano, pois diversas questões já estão adiantadas, principalmente as relacionadas à demanda na área de pesca na região. “Esses cursos do Cefet em Cabedelo são uma 'ponta-de-lança'. Pretendemos disseminar essa experiência em todos os Cefets do litoral”, afirmou Eliezer.

Formação

O secretário nacional de Planejamento em Aqüicultura e Pesca, Cleberson Zavaski, declarou que vê a parceria da Setec com a Seap como um novo tempo para os trabalhadores da área, que agora poderão ter uma formação de acordo com as novas exigências do mercado. “Essa parceria é determinante, pois, ao investirmos em qualificação educacional e profissional, estamos dando oportunidade às populações que não tiveram acesso às políticas públicas”, declarou.

Data: 08/03/2007