topo_cabecalho
Direção dos Diários Associados doa coleção de livros à UFCG

Obra reúne artigos e documentos publicados no Séc. XIX

Em visita ao reitor Thompson Mariz, na manhã desta quarta-feira, 14, a direção executiva dos Diários Associados em Campina Grande anunciou a doação de uma coleção de livros que reúnem artigos e documentos publicados no Correio Braziliense nos anos de 1808 a 1822. Na época, o jornal era o único meio de disseminação dos ideais liberais que culminaram com a Independência Nacional.

Acompanhado dos gerentes comerciais, Guilherme Diniz e Rossélio Marinho; e do diretor de comercialização e marketing, Augusto Correia, o gerente executivo dos Associados, Marcelo Antunes, falou da importância de uma interação maior entre o grupo e a universidade em iniciativas que contribuam para dignificar e expandir o nome de Campina Grande. “Estreitar os laços com a UFCG e nos pôr a sua disposição para divulgação de suas atividades, é uma questão de utilidade pública”, completou.

O reitor Thompson Mariz, ao fazer um relato de acontecimentos marcantes nestes cinco anos de criação da UFCG, disse ver uma identificação na vocação e comprometimento das duas instituições com o progresso da cidade e do estado. Agradeceu a doação da coleção de livros “que muito enriquece o acervo bibliográfico da UFCG, sendo uma excelente fonte de pesquisa para os cursos da área de Ciências Humanas, em especial História e Sociologia”.

A entrega da coleção será marcada na próxima semana, logo após o retorno do reitor de Brasília; onde participará de audiências na Secretaria de Educação Superior do MEC.

Correio Braziliense

Considerado o primeiro jornal brasileiro, circulou de 1º de junho de 1808 a dezembro de 1822. O periódico mensal, publicado por Hipólito José da Costa em Londres e remetido clandestinamente para o Brasil, em navios, defendeu, em 175 edições, idéias liberais, entre as quais as de emancipação colonial, dando ampla cobertura à Revolução Pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e de 1822 que conduziriam à Independência do Brasil.

Em 1960, os Diários Associados, então maior conglomerado de mídia no Brasil, se propuseram a lançar um jornal na nova capital federal, Brasília. Descobrindo nos escritos de Hipólito José idéias favoráveis à transferência da capital do Rio de Janeiro para o interior, o então diretor dos Diários Associados, Assis Chateubriand, decidiu retomar o título, aproveitando o termo brasiliense que começava a ser empregado como adjetivo pátrio de Brasília.

O Correio Braziliense continua a pertencer aos Associados e é o principal jornal da Capital Federal.

Da esq. para a dir.: Gulherme Diniz, Rossélio Marinho, o reitor Thompson Mariz, Augusto Lima e Marcelo Antunes.


Data: 14/03/2007