Fórum reúne reitores do Brasil e da China em São Paulo

Reitores e dirigentes de universidades brasileiras e chinesas irão participar do 1º Fórum de Reitores China-Brasil, em São Paulo (SP), nesta sexta, 16. O tema do encontro será Educação Superior Intercâmbio e Cooperação no Século 21. O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e da Associação de Intercâmbio Internacional da China (Ceaie), órgão vinculado ao Ministério da Educação daquele país.

O coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Leonardo Barchini Rosa, afirma que tanto o Brasil como a China têm potencialidades que podem se complementar. “Uma maior cooperação na área de educação superior, ciência e tecnologia, por exemplo, seria muito importante e poderia contribuir para a formação conjunta de talentos de alto nível e de jovens pesquisadores”, destaca.

Na reunião serão discutidas formas para ampliar o conhecimento sobre o sistema universitário dos dois países. Além disso, a Capes quer incentivar cooperação envolvendo professores e alunos, além de abordar áreas de interesse comum, tais como agricultura, engenharia espacial, petróleo e gás. A realização do 1º Fórum foi acertada em novembro de 2006, durante visita de delegação da República Popular da China à Capes.

Data: 15/03/2007