Haddad debate Plano de Desenvolvimento da Educação com dirigentes

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou, na tarde desta quinta-feira (15), da 90º Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, na sede da associação, em Brasília. Ele aproveitou a ocasião para debater com dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Ifes) as propostas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo presidente Lula na manhã do mesmo dia.

Durante toda a tarde, os dirigentes detalharam como, quando e de que forma as instituições irão avançar no sentido de expandir o ensino superior no Brasil. Isso se dará através da redução das taxas de evasão; da ocupação de vagas ociosas; do aumento das vagas de ingresso, especialmente no período noturno; da ampliação da mobilidade estudantil; da revisão da estrutura acadêmica; da graduação de maior amplitude, não voltada à profissionalização precoce e especializada.

Para Haddad, a sociedade despertou para a necessidade de se reestruturar a educação brasileira, mostrando-se motivada para essa oportunidade apresentada. “Temos um quadro novo em que é possível ousar e onde não precisamos temer a criatividade. Isso nos permite errar e acertar porque apresentamos modelos preliminares para que esses sejam aprimorados”, afirmou.

Uma das metas estabelecidas é começar a atuar naqueles municípios onde os indicadores estão inferiores, levando o apoio suplementar do MEC e das Ifes para buscar uma melhoria da educação que é fornecida nessas regiões. “Há caminhos delineados e as universidades federais estão participando ativamente nesse sentido, uma vez que não basta colocar todas as crianças dentro da escola, é preciso que elas permaneçam e que essa educação seja de qualidade”, ressaltou Speller.

Os dirigentes receberam de forma positiva o plano apresentado pelo MEC. Na próxima semana, a proposta de atuação das Ifes no PDE deve ser concluída, atendendo algumas pequenas sugestões feitas pelos dirigentes durante a reunião. A Andifes está convencida de que esse projeto será incluído e apresentado pelo presidente da República até o mês de abril, possibilitando grandes avanços na educação para os próximos anos.

Data: 16/03/2007