UFCG apresenta projeto educacional ao Governo do Estado

Praça da Engenharia beneficiará mais de 10 mil alunos

Contribuir para a melhoria do ensino nas escolas estaduais, além de divulgar produtos e tecnologias desenvolvidas nos cursos de engenharia da UFCG, são os objetivos do Projeto Praça da Engenharia, que será apresentado ao Secretário de Educação do Estado, Neroaldo Pontes, pelo reitor Thompson Mariz, nesta segunda-feira, 19.

A reunião vai acontecer no auditório Guillardo Martins, na Reitoria, e deve contar com as presenças dos diretores dos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), Bráulio Maia, de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), Wellington Mota, e de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), João Batista Queiroz.

Segundo o vice-diretor do CCT, Ricardo Cabral, serão discutidas as formas de interação entre o Governo do Estado e a UFCG. “A criação da Praça da Engenharia vai permitir uma maior integração entre os cursos de engenharia e as escolas, mostrando a excelência destes cursos a alunos e professores do Ensino Médio. Pretendemos, desta forma, contribuir para a melhoria do ensino da Física, Química, Matemática, Biologia e Informática nas escolas atendidas, além de incrementar a demanda de alunos pelos cursos de Engenharia”, explicou.

O Projeto Praça da Engenharia, aprovado pela FINEP no último dia 10 de janeiro, prevê a construção de um prédio no campus Campina Grande, com biblioteca, laboratórios e área de exposição, e a criação de Pólos da Engenharia em nove escolas públicas de Ensino Médio, que contarão com três computadores, cada uma, e kits para ensino de ciências, beneficiando um total de mais de 10 mil alunos.

De acordo com o coordenador do projeto, Raimundo Nonato Calazans, também está prevista a realização de oficinas e feiras interativas, para divulgação dos cursos de engenharia da UFCG, além de produção técnico-científica e de material áudio-visual, permitindo o intercâmbio de experiências entre a universidade e as escolas participantes.

Data: 16/03/2007