Alunos da UFCG incentivam arborização em Patos

A cidade de Patos possui vários atrativos que a tornam conhecida entre os visitantes. No entanto, um dos mais comentados por quem passa pelo local é o calor. A temperatura, que chega a superar em alguns dias a marca de 40º se traduz no nome pelo qual a cidade é conhecida: ‘Morada do Sol’. Mas há quem acredite que a longo prazo a temperatura a que os habitantes são submetidos fique mais amena, através da arborização de ruas, praças e canteiros em diversos bairros.

Acreditando nisso, professores do curso de Engenharia Florestal da UFCG trabalham há três anos em um projeto que tem por objetivo distribuir mudas em bairros periféricos e orientar os moradores a realizar o plantio na frente de suas residências. Nos dois primeiros anos de trabalho, quatro mil mudas foram distribuídas e plantadas na cidade e hoje enfeitam as ruas com o verde de suas folhas. Esse é o mesmo pensamento da Campanha ‘Plante Verde, Colha Futuro’ realizada pelo Jornal da Paraíba e pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que incentiva o cuidado com o meio ambiente.

O professor do curso de Engenharia Florestal e coordenador do projeto “Produção e Distribuição de Mudas Arbóreas em Bairros Periféricos da cidade de Patos”, João Batista Alves, disse que a intenção dos trabalhos é contribuir com a melhoria do meio ambiente na cidade e conscientizar a população da importância que cada um possui nesse processo de preservação ambiental.

Os trabalhos começaram em 2005 como um projeto de extensão da universidade e ganhou o apoio da Prefeitura Municipal, que proporciona um apoio técnico, como veículos para locomoção. “Existem pesquisas que mostram que a arborização pode reduzir em até 15% o consumo de energia de uma cidade, sem falar na redução na emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente”, explica ele ao mesmo tempo em que ressalta a importância da campanha “Plante Verde, Colha Futuro”. “Essa iniciativa (campanha) é muito importante para conscientização da população paraibana”, frisa. As mudas distribuídas gratuitamente pelo projeto são cultivadass no viveiro instalado no campus da UFCG, em Patos.

Data: 19/03/2007