UFCG aprova projeto de criação do campus de Cuité

O novo campus da UFCG, na cidade de Cuité, localizada na região do Curimataú da Paraíba, teve sua aprovação pelo Colegiado Pleno do CONSUNI - Conselho Universitário, que se reuniu hoje (foto), terça-feira, 18. O projeto faz parte do Plano de Expansão Institucional da UFCG - Planexp - e está incluído no Programa de Expansão do Ensino Superior do MEC. Foi criado o Centro de Educação e Saúde - CES, composto de duas unidades acadêmicas: a de Educação, que oferecerá os cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, e a Unidade Acadêmica de Saúde, que vai abrigar os cursos de bacharelado em Enfermagem e Terapia Ocupacional. Serão investidos mais de R$ 7 milhões para a instalação do campus. A Universidade vai abrir 500 vagas anuais, e está prevista a contratação de 120 professores e 60 funcionários técnicos administrativos.

O acesso aos cursos do novo campus deverá ser feito através de vestibular especial a ser realizado no primeiro semestre de 2006, com o começo das aulas agendado para agosto do mesmo ano.

O Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, considerou a reunião como "um marco histórico para a Universidade que, com a criação do novo campus e a oferta de novos cursos, oferecerá oportunidade para que pessoas carentes tenham acesso ao ensino superior". Ele informou que essa idéia de expansão da Instituição vem sendo estudada desde 2003. "Agora, a UFCG confirma sua posição de vanguarda a qual sempre manteve desde a sua interiorização. O Plano de Expansão, ora em implantação, segue as diretrizes do Plano de Nacional de Educação e do próprio estatuto da Instituição. Pretendemos levar a educação superior para um número maior de pessoas no Estado. Cuité é apenas o início desse projeto", destacou.

O convênio para instalação do campus de Cuité deverá ser assinado em dezembro deste ano, com a liberação imediata pelo MEC dos recursos necessários para o pleno funcionamento do Centro de Educação e da Saúde, que será instalado em terreno de 16.680 m² doado pela prefeitura do município à UFCG. Os recursos, que montam a R$ 7.680.997,00, irão contemplar, além das despesas de custeio, a reforma das instalações prediais existentes para acomodar a administração, a edificação de 30 novas salas de aula, 60 ambientes para professores, um auditório, uma biblioteca, laboratórios dos cursos e de informática, além da aquisição de acervo bibliográfico, veículo, equipamentos e mobiliário.

O projeto acadêmico, cuja elaboração está a cargo do Secretário de Projetos Estratégicos, professor Márcio Caniello, e da Avaliadora Institucional, professora Vânia Sueli Guimarães Rocha, deverá ser encaminhado ao Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior - DEDES, da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação. Os projetos político-acadêmicos dos cursos estão sendo desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino, sob coordenação do Pró-Reitor Vicemário Simões, e, em breve, deverão ser encaminhados à Câmara de Ensino. Já o projeto de arquitetura e urbanismo foi concebido pela equipe do Secretário de Infra-estrutura, professor Eduardo Jorge Lira Bonates, e a previsão orçamentária foi elaborada pelo Secretário de Planejamento e Orçamento, professor Rômulo Feitosa Navarro.

Data: 18/10/2005