topo_cabecalho
CBPF lança novo portal na Internet

Nova página eletrônica aproxima atividades da instituição da sociedade

Divulgação científica, atualização contínua e aproximação com o setor produtivo estão entre os principais objetivos do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) ao criar seu novo portal, que agora tem um sistema de busca e vai incluir todas as páginas eletrônicas dos grupos de pesquisa, facilitando o acesso à produção da instituição tanto pela comunidade acadêmica quanto pelo público em geral.

"O
novo portal permite maior transparência. Todas as informações sobre o que é feito na instituição estarão ali", diz o diretor do CBPF, Ricardo Galvão. Segundo ele, a iniciativa de criar um novo portal ganhou força com a criação do 'CBPF Index', banco de dados que disponibiliza para a sociedade a produção da instituição. Nele, os interessados encontram artigos científicos, de divulgação, livros, patentes, teses, monografias, notas de aula, notas técnicas, projetos etc.

O projeto do portal ficou sob a responsabilidade da Coordenação de Atividades Técnicas (CAT). Segundo Márcio Portes, coordenador da CAT, a nova página foi pensada para ter uma estrutura bem diferente da antiga.

"O sítio anterior era praticamente estático e muito voltado para o próprio CBPF. Agora, a atualização constante é uma das diretrizes desse projeto. Com a existência de um banco de dados, os trabalhos entram diretamente na página. Isso irá facilitar a vida dos pesquisadores e funcionários do CBPF", diz Portes.

A preocupação em se comunicar com a sociedade levou à criação de um espaço no portal voltado para notícias e comunicados de imprensa. Galvão conta que esse é o primeiro passo rumo a um objetivo maior: a criação de um núcleo de divulgação em física que abranja não só o CBPF, mas também outras instituições da área.

No novo portal, a seção 'Tecnologia' tem como um de seus objetivos melhorar a relação entre a comunidade científica e o setor produtivo, facilitando o trabalho, por exemplo, de empresas que buscam assessoria científica ou parceria para a inovação. "Pretendemos, através do portal, estreitar os laços entre a física e a inovação", diz o vice-diretor do CBPF, Ronald Cintra Shellard.

Nesse sentido, o Núcleo de Comunicação Social, responsável a partir de agora pela redação de reportagens, comunicados de imprensa e publicações, deverá também cobrir temas relacionados com a inovação e a indústria, bem como temas relacionados a fatos importantes da física no mundo.

Das primeiras discussões até a inauguração do portal, foi necessário cerca de um ano. "Fizemos oito páginas diferentes, e essa foi escolhida por se mais sóbria e menos pesada em relação à quantidade de informação", explica Portes.

O portal do CBPF pode se acessado pelo endereço: portal.cbpf.br. A página antiga (http://www.cbpf.br) permanecerá no ar por algumas semanas. Após esse período de transição, o endereço do portal passará a ser http://www.cbpf.br.

Também será inaugurada a nova página do Projeto Desafios da Física (mesonpi.cat.cbpf.br/desafios/), responsável pela confecção de folders temáticos sobre física. Lá, o internauta poderá solicitar a versão impressa dos 11 folders feitos até agora ou baixar, para impressão, os arquivos em formato PDF.


Data: 20/03/2007