Começa amanhã simpósio sobre resíduos sólidos e reciclagem

Evento realizado pela UFCG acontece até sábado no Centro de Convenções Raimundo Asfóra

Começa amanhã, quinta, 22, o I Simpósio Nordestino Sobre Resíduos Sólidos: Gestão e Tecnologias de Reciclagem (SINRES). O evento, realizado pela Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da UFCG, acontece até o sábado, 24, no Centro de Convenções Raimundo Asfóra, quando serão debatidos os avanços na área de gerenciamento, tratamento e disposição de resíduos sólidos na região nordestina.

Segundo seus organizadores, o simpósio vai promover um maior intercâmbio entre estudantes, profissionais e acadêmicos da área, através da apresentação de vários projetos desenvolvidos pelas unidades acadêmicas da UFCG e de outras universidades.

A solenidade de abertura está programada para as 18h, com um coquetel, seguido da apresentação musical de Kátia Virgínia e Gabimar Cavalcanti.

Na manhã da sexta, 23, serão realizadas as palestras Instrumentos a serem Utilizados na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, pelo diretor da ABES-CE e da Agência Reguladora da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Humberto de Carvalho Junior, e Tecnologias Apropriadas para Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, pelo coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos e professor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, José Fernando Thomé Jucá.

À tarde, está agendada a palestra Gestão Tecnológica e Educação para o Desenvolvimento Regional, com o secretário executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

No sábado à tarde, o tema O uso de resíduos industriais na estabilização de solos  e melhoramento de cerâmica vermelha, será tratado pelo professor adjunto do CEFET-MT, Wilson Conciani.

O encerramento está previsto para as 18h, com uma apresentação do Coral da UFCG.

Data: 21/03/2007