Unesp assina termo de cooperação com Universidade chinesa

Parceria possibilitará o intercâmbio de docentes e estudantes, além da colaboração em pesquisas acadêmico-tecnológicas

Os reitores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Marcos Macari, e da Universidade de Hubei (China), Wu Chuanxi, assinaram um Termo de Cooperação entre as duas instituições.

O documento, firmado na Reitoria da Uunesp, possibilitará o intercâmbio de docentes e estudantes, além da colaboração em pesquisas acadêmico-tecnológicas.

O acordo entre as universidades, somado à importância das relações comerciais dos dois países, permite que a Unesp pleiteie junto ao governo chinês sediar, no Brasil, o Confucius Institute.

A entidade é ligada ao Ministério da Educação da República Popular da China, e promove o ensino da língua e cultura daquele país, treinando professores e realizando exames de proficiência, além de oferecer o material didático necessário.

"A Universidade de Hubei está aberta a contatos e parcerias com Instituições do mundo todo", destacou o reitor Chuanxi.

O reitor Macari enfatizou que a Unesp não tem medido esforços em procurar parcerias acadêmicas com instituições chinesas. "Acreditamos que a proximidade Brasil-China possa gerar conhecimentos e estreitar os laços entre os povos", disse.

Desde 2006, os professores Luis Antonio Paulino e Marcos Cordeiro Lopes, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), campus de Marília, buscam contato com instituições chinesas para acordos de cooperação.

Paulino e Lopes integram o Grupo de Estudos do BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), com foco nas relações políticas e econômicas entre as nações.

Como fruto desse trabalho, a Unesp assinou convênio com a Universidade de Macau, em junho de 2006, e espera firmar acordo com a Universidade de Fudan, de Xangai.

Data: 21/03/2007