Universidade Aberta deve atender todos os professores da educação básica

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 21, que pretende vincular todos os professores da educação básica à Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Nosso objetivo é, num menor prazo possível, vincular cada um dos mais de 1,8 milhão de professores a um pólo da UAB”, afirmou. A declaração foi feita na abertura do 2º Encontro de Coordenadores do Sistema UAB, no auditório do MEC.

Segundo o ministro, a expectativa é que todos os educadores do ensino básico sejam permanentemente estudantes universitários, seja na graduação ou na pós-graduação. “A formação permanente e continuada é uma exigência do processo de ensino-aprendizagem”, declarou. Atualmente, 42% dos professores da educação básica não têm a formação inicial exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

A proposta apresentada por Haddad é uma das que constam no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado na semana passada a educadores de todo o País. De acordo com o PDE, a Universidade Aberta do Brasil é uma das medidas preparatórias ao Plano que já está em curso. Na avaliação do ministro, quanto mais complementares forem as relações entre alunos, tutores e professores da UAB, melhor será o desempenho do projeto.

Para o secretário de educação a distância do MEC, Ronaldo Mota, o sistema da UAB articula várias ações na esfera federal, estadual e municipal. “Esse projeto amplifica boas experiências e repassa conhecimento às pessoas que ainda não têm formação adequada”, analisa.

Debates

O 2º Encontro de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta reúne os responsáveis das 50 instituições federais de ensino superior (Ifes) vinculadas à UAB. Em debate, a implantação da UAB para a oferta dos cursos em 2007, o processo de avaliação in loco dos pólos de apoio presencial, o processo seletivo para ingresso nos cursos, seleção e capacitação dos tutores presenciais e de docentes das Ifes. O evento termina na quinta-feira, 22.

Data: 22/03/2007