MEC participa de congresso colombiano que discute ensino do espanhol

O Ministério da Educação participará do Congresso Internacional de Língua Espanhola, em Cartagena, Colômbia, nesta terça-feira, 27, para apresentar a Lei n° 11.161, de 05 de agosto de 2005, que torna obrigatória a oferta do idioma espanhol nas escolas públicas e privadas de ensino médio. A apresentação do painel será feita pelo chefe da Assessoria Internacional do MEC, Alessandro Candeas.

O Brasil é um dos destaques do congresso. Segundo Candeas, o mundo hispânico tem interesse em conhecer e apoiar o ensino de língua espanhola no Brasil, que é parte da política de integração cultural do país com seus vizinhos sul-americanos.

“O mundo hispânico recebeu com muita satisfação o gesto brasileiro de tornar o espanhol obrigatório nas escolas. Isso pode se reverter em apoio e propostas de cooperação dos países de fala hispânica, principalmente nas áreas de formação docente, intercâmbio de professores e alunos, material didático e novos métodos de ensino do espanhol como língua estrangeira”, explica Candeas.

Adequação

A implementação da Lei n° 11.161 exigirá que o Brasil, até 2010, conte com um contingente de mais de 26 mil professores de espanhol nas escolas públicas de ensino médio. De acordo com dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), o país já tem mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. A meta final, diz Candeas, será atingida por meio de um esforço conjunto entre governo e universidades, para aumentar o número de vagas para licenciatura do curso de letras na modalidade espanhol.

Também será necessário fixar parcerias, completa Candeas, com as secretarias estaduais de ensino para contratação de novos professores, formação inicial, continuada, aperfeiçoamento e capacitação dos professores em exercício.

Paralelamente ao Congresso, acontecerá o Encontro Binacional de Universidades Brasil-Colômbia, que tem como um de seus objetivos discutir temas como o ensino do espanhol, acordos e projetos conjuntos e revalidação de títulos acadêmicos.

Candeas destaca que, durante o Congresso Internacional de Língua Espanhola, será enfatizada a intenção brasileira de expandir o ensino do português nos países de língua hispânica, em reciprocidade ao esforço de difusão do espanhol no país.

Data: 27/03/2007