topo_cabecalho
Brasil e México estreitam parcerias em educação

Brasil e México vão estabelecer parcerias nas áreas de educação profissional e tecnológica, superior, de jovens e adultos, a distância e nos sistemas de avaliação da educação básica. A cooperação foi acertada nesta quarta-feira, 28, em Brasília, durante reunião entre o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, André Lázaro (foto), e o subsecretário de educação Média Superior do México, Miguel Szekley.

 

Segundo o titular mexicano, o Brasil tem muitas experiências que podem ajudar seu país a aprimorar a qualidade da educação. “Na área do ensino profissional e a distância, por exemplo, não temos políticas nacionais e queremos conhecer a legislação brasileira porque temos desafios parecidos com os do Brasil”, disse.

 

A partir da reunião, ficou combinada a criação de parcerias mais efetivas na graduação e pós-graduação dos dois países. Será elaborada uma proposta a ser apresentada em abril para intercâmbio de professores de curta duração e para a instituição de programas conjuntos de investigação em várias áreas do conhecimento, na graduação e pós-graduação. Além disso, o México quer conhecer as normas que regulamentam o ensino superior do Brasil.

 

Seminário

 

Na modalidade educação técnica e profissional, ficou acertada a realização de um seminário para que o Brasil apresente sua experiência no setor e, também, a troca de especialistas brasileiros e mexicanos para conhecer os sistemas educacionais de cada país. O representante mexicano ficou bastante interessando na Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil, que conta com 202 escolas e é regulamentada por lei.


Data: 28/03/2007