UFCG comemora cinco anos de criação com programação especial

Palestras, debates e painéis acontecem nos dias 10 e 11 de abril

Os cinco anos de criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) serão comemorados nos próximos dias 10 e 11 de abril, com uma série de palestras, debates e painéis no Centro de Extensão do campus Campina Grande. O reitor Thompson Mariz abrirá a programação na manhã da terça, 10, fazendo uma reflexão sobre os avanços e desafios nesses cinco anos, seguida de palestra do secretário da Educação Superior do MEC, Manuel Palácios, sobre o programa de expansão e de reestruturação das universidades federais. Também está prevista a apresentação, na manhã da quarta-feira, 11, do Projeto Universidade Nova, pelo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Thimothy Mulholland.

Estes temas, que abordam os desafios do Ensino Superior no novo século, foram amplamente debatidos, ao longo desta semana, em dois seminários realizados em Brasília com a participação do reitor Thompson Mariz.

A UFCG foi criada pela Lei 10.419, de 9 de abril de 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), então com 47 anos de existência.

Com uma estrutura multicampi, a UFCG possui mais de 10 mil alunos, oferecendo atualmente 31 cursos de graduação e 12 de pós-graduação, vários deles com destaque nacional, listados entre os melhores do país.

A Universidade é formada por dez centros, distribuídos em seis cidades. Campina Grande, sede da Reitoria, conta com o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o Centro de Humanidades (CH), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e o Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN). Em Patos, situa-se o Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR); em Sousa, o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS); em Cajazeiras, o Centro de Formação de Professores (CFP); em Pombal, o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA); e, em Cuité, o Centro de Educação e Saúde (CES).

Veja a programação

5 anos: O que fomos, o que somos, o que queremos ser

Terça-feira – 10/04

8h – Solenidade de abertura
8h30 min – Palestra do reitor Thompson Mariz: 5 anos de gestão.
10h – Palestra do secretário da Educação Superior do MEC, Manuel Palácios: Programa de Expansão e de Reestruturação das Universidade Federais Brasileiras.

14h – Painel: A gestão que fazemos. Coordenação de Vânia Suely Guimarães Rocha, coordenadora de Avaliação Institucional.

- Ensino de graduação, por Vicemário Simões, pró-reitor de Ensino.
- Ensino de pós-graduação, por Michel Fossy, pró-reitor de Pós-graduação.
- Pesquisa, por Mário Eduardo, coordenador de Pesquisa.
- Extensão, por Maria Lucinete, pró-reitora de Extensão.
- Planejamento, por Rômulo Navarro, secretário de Planejamento.
- Gestão e Execução Financeira, por Alexandre Gama, pró-reitor de Gestão Administrativa e Financeira.
- Expansão, por Márcio Caniello, secretário de Projetos Estratégicos.
- Apoio comunitário, por Antônio Gláucio, coordenador de Apoio Estudantil, e Horácio Lima, coordenador de Apoio ao Servidor.

19h – Mesa-redonda: Entidades sindicais e DCE. Coordenação do ouvidor da UFCG, Josevaldo Cunha.

Quarta-feira, 11/04

9h – Palestra Projeto Universidade Nova, com o reitor da UnB, Thimothy Mulholland.

- Painel com os Centros
14h – CEEI, CES, CCTA, CFP e CSTR. Coordenação do vice-diretor do CEEI, Camilo Gondim.
16h – CCBS, CCJS, CCT, CH e CTRN. Coordenação do vice-diretor do CCT, Ricardo Cabral.

19h – Encerramento.

Data: 29/03/2007