topo_cabecalho
Grupo de Eletricidade Atmosférica divulga estudo inédito sobre a incidência de raios nos municípios do país

Um estudo inédito realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mapeou de forma detalhada a ocorrência de raios em todos os municípios do sul e sudeste e em boa parte dos municípios do centro-oeste do país nos anos de 2005 e 2006.

Ao todo foram pesquisados cerca de 3 mil municípios. Os dados são provenientes da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), fruto da união dos sensores da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), do Sistema de Informações Integradas baseado no Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (Siddem) e da rede de detecção de descargas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Os resultados do estudo deverão ser aplicados no melhor dimensionamento dos sistemas de proteção contra raios em geral, indo desde os pára-raios em edificações até sofisticados sistemas de proteção industriais, passando pela proteção de linhas de transmissão e distribuição de energia e torres de telecomunicação. Para a sociedade os benefícios serão gerados em termos da diminuição dos prejuízos e mortes causados pelos raios.

O Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios com cerca de 60 milhões de raios por ano. Atualmente os raios provocam em média 100 mortes e um bilhão de reais de prejuízos por ano. Só neste ano, 17 pessoas morreram atingidas por raios, sendo 7 delas no estado de São Paulo que é o estado com maior número de fatalidades.

Os raios também causaram outros problemas pelo país, entre eles interrupção de energia no nordeste, explosão de tanque de combustível no sul e interrupção do funcionamento de equipamento em aeroporto do sudeste.

O resultado do estudo está disponível no endereço: http://www.inpe.br/ranking/

Para mais informações sobre raios acesse o Portal ELAT: http://www.cea.inpe.br/elat


Data: 29/03/2007