Reitor é recebido pelo ministro da Educação

Thompson Mariz saiu da audiência com a garantia da criação do campus do Cariri

“Extremamente positiva, calorosa e cheia de elogios”. Estas palavras expressaram o contentamento do reitor Thompson Mariz, ao ser questionado sobre o resultado da audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta quinta-feira, 29, em Brasília.

O reitor apresentou ao ministro e ao secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Manuel Palácios, a segunda etapa do Plano de Expansão da UFCG que, entre suas metas, projeta a criação de três novos campi em regiões do Estado - Vale do Paraíba (campus Itabaiana), Vale do Piancó (campus Itaporanga) e no Cariri (campus Monteiro ou Sumé) – além da instalação do colégio técnico-agrícola em São João do Rio do Peixe e a criação de novos cursos nos recém-criados campi de Cuité e Pombal.

“Nossas demandas foram bem recebidas e tiveram o respaldo do ministro, que se comprometeu a analisá-las com atenção, visto o grau de comprometimento social inserido - por ser um projeto para a Paraíba”, ressaltou Thompson Mariz, ao comentar a atenção recebida do MEC pelo pioneirismo e o apoio suprapartidário conseguido. Dos 12 deputados federais da bancada paraibana, oito se fizeram presentes à audiência, como também diversas lideranças políticas do Estado.

Dizendo que, devido à pobreza em recursos hídricos e minerais e ao baixo potencial turístico, só o ensino superior poderá alavancar o desenvolvimento da região, Thompson também apresentou os possíveis cursos que, focados nas gestões do desenvolvimento e ambiental, estão programados para os novos campi. “Queremos que o homem consiga se desenvolver melhor dentro da sua realidade”, explicou.

As palavras do reitor, segundo o secretário de Projetos Estratégicos da UFCG, Márcio Caniello, expuseram ao MEC a relevância das proposituras contidas no Plano de Expansão. “Suas colocações e reflexões pontuaram os valores que fazem do projeto vetor da democratização da educação, e consequentemente, instrumento de desenvolvimento na economia da Paraíba”, afirmou.

De acordo com Caniello, o secretário Manuel Palácios garantiu que o campus do Cariri será uma realidade no segundo momento da expansão das universidades federais promovida pelo Governo Federal. “Segundo Palácios, esta segunda etapa é mais ambiciosa. Se na primeira foram criados 49 campi; nesta, a meta é a criação de 150”, completou, sem afirmar em qual cidade o campus será instalado.

Membro da comissão de elaboração do Plano de Expansão da UFCG, o professor Martinho Salgado, considerou as palavras do reitor determinantes. “Consistente, eminentemente técnica e condizente com a prospectiva do Plano, a exposição despertou o interesse do ministério. Foi o traçar das linhas de exclusão social e o destaque à redenção econômica das cidades pelas vocações regionais que apontaram certezas”, comentou.

Para Manuel Palácios, a interiorização da UFCG vem ao encontro das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),  que pretende dobrar o número de vagas públicas federais nas universidades e ainda criar o Instituto Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. “As necessidades de todas as cidades serão ouvidas, principalmente aquelas indicadas pela universidade da região”.

Na oportunidade, o reitor solicitou ao ministro alocação de vagas docentes para a criação dos bacharelados em Farmácia e Enfermagem, no Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, e Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, além dos cursos de tecnólogos (em nível superior) em Agricultura Orgânica, Agroindústria e Gestão ambiental, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal.

A primeira versão do plano de expansão da UFCG foi apresentada em 2005. Dos quatro campi previstos, dois foram implantados – Cuité e Pombal. Da UFCG, também esteve presente à audiência o prefeito universitário Eduardo Bonates.

Fotografia: Jaciara Aires

Data: 29/03/2007