topo_cabecalho
UFCG recebe coleção de livros dos Diários Associados

Obra reúne artigos e documentos publicados no Séc. XIX

Durante o café da manhã em comemoração aos 41 anos da TV Borborema, nesta quarta, 4, o reitor da UFCG, Thompson Mariz, recebeu da direção executiva dos Diários Associados uma coleção de livros que reúnem artigos e documentos publicados no Correio Braziliense entre os anos 1808 e 1822. Na época, o jornal era o único meio de disseminação dos ideais liberais que culminaram com a Independência Nacional.

Agradecendo a doação, o reitor disse que a coleção de livros é um presente dos Associados aos cinco anos da UFCG – que serão comemorados com um seminário na próxima semana, nos dias 10 e 11 – que muito enriquece o acervo bibliográfico da UFCG, sendo uma excelente fonte de pesquisa para os cursos da área de Ciências Humanas, em especial História e Sociologia.

Correio Braziliense

Considerado o primeiro jornal brasileiro, circulou de 1º de junho de 1808 a dezembro de 1822. O periódico mensal, publicado por Hipólito José da Costa em Londres e remetido clandestinamente para o Brasil, em navios, defendeu, em 175 edições, idéias liberais, entre as quais as de emancipação colonial, dando ampla cobertura à Revolução Pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e de 1822 que conduziriam à Independência do Brasil.

Em 1960, os Diários Associados, então maior conglomerado de mídia no Brasil, se propuseram a lançar um jornal na nova capital federal, Brasília. Descobrindo nos escritos de Hipólito José idéias favoráveis à transferência da capital do Rio de Janeiro para o interior, o então diretor dos Diários Associados, Assis Chateubriand, decidiu retomar o título, aproveitando o termo "brasiliense" que começava a ser empregado como adjetivo pátrio de Brasília.

O Correio Braziliense continua a pertencer aos Associados e é o principal jornal da Capital Federal.


Data: 04/04/2007