Atuação dos Doutores da Brincadeira vai ser ampliada

Número de “pacientes” será aumentado e questões jurídicas também passarão a ser abordadas

Prestes a ser oficializada como organização não-governamental, a Associação Doutores da Brincadeira já anuncia uma série de ações a serem realizadas nesta nova fase. Desenvolvido desde 1999 no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da UFCG, a nova ONG passará a incluir, em suas visitas, outros hospitais de Campina Grande, especialmente os vinculados ao SUS.

De acordo com o coordenador do grupo, psicólogo Eugênio Felipe, já está bastante adiantada a produção da coletânea Lições de Vida, em CD e DVD, que terá a participação de vários artistas, como Capilé, Flávio José, banda Artmanha, Katarina Nepomuceno, Chicão de Bodocongó, e as Senhoritas. O álbum, que deve ser lançado no próximo mês de maio ou junho, será "o marco de nossas ações oficiais em busca de captação de recursos”, disse.

Outra ação a ser tomada pelos Doutores da Brincadeira será no campo jurídico. “Vamos exigir o cumprimento da lei nacional que trata da obrigatoriedade de existência de brinquedotecas em hospitais pediátricos. A princípio, será uma ação informativa, com a publicação de artigos na imprensa local”, avisa.

Outras questões “sérias” a serem abordadas pela Associação envolvem a promoção de arte e cultura nos hospitais, a introdução da técnica da humanização e as reprovações escolares por conta das longas hospitalizações.

Em sete anos de atividades, já passaram pelo projeto mais de mil voluntários, que, vestidos de palhaços, proporcionam, momentos de alegria e diversão aos pacientes internados, através de músicas e brincadeiras.

O “corpo médico” do Doutores da Brincadeira é renovado a cada três meses, embora muitos voluntários permaneçam por mais tempo atuando no projeto. As próximas inscrições serão feitas nos dias 16 e 17 de maio, na sala do Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH), no HUAC.

Data: 09/04/2007