Hospital Veterinário da UFCG presta assistência a animais de todo o Sertão

Fornecer informações práticas e teóricas aos alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais domésticos da cidade de Patos são os principais objetivos do Hospital Veterinário da UFCG, que funciona às margens da rodovia PB-110.

Administrado pelos professores Sara Vilar Dantas Simões e o Eldenê Gomes de Miranda Neto, o HV conta com o apoio substancial da Administração Central do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), ao qual está vinculado, e atende gratuitamente os proprietários de animais domésticos de pequeno e grande porte de Patos e cidades circunvizinhas, em diversas especialidades, destacando-se os atendimentos clínicos e os procedimentos cirúrgicos, como as cirurgias ortopédicas.

O hospital realiza uma média de 220 atendimentos mensais, incluindo consultas, procedimentos cirúrgicos e exames laboratoriais, e conta com uma equipe composta por 15 professores e mais de 250 alunos do curso de Medicina Veterinária que, a partir do 5º período, assistem aulas e desenvolvem atividades práticas no HV, que conta, ainda, com um corpo técnico de 18 funcionários, entre médicos e atendentes técnicos.

Segundo Sara Vilar, há dois anos iniciou-se no hospital o Programa de Aperfeiçoamento em Medicina Veterinária (PAMU), “que funciona como uma residência médica veterinária e capacita professores recém-graduados, formados na UFCG e em outras instituições de ensino. Além de se capacitarem, os residentes, em número de seis, ajudam intensamente na rotina hospitalar”, comentou.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 18h, obedecendo à ordem de chegada. Na área de pequenos animais são distribuídas dez fichas pela manhã e seis à tarde, totalizando 16 animais atendidos por dia, além dos retornos e emergências.

“Havendo necessidade, os animais são internados no Hospital Veterinário e submetidos a visitas clínicas e acompanhamento diário até seu completo restabelecimento”, informou a professora.

Data: 12/04/2007