Estudante da UFCG é premiado em Festival Nacional de Curta-metragem

João José é o nome do videodocumentário (24 min) que recebeu os prêmios de melhor direção e melhor roteiro durante o Festival Nacional de Curta-metragem - Curta Taquari, realizado de 30 de setembro a 2 de outubro deste ano, na cidade de Taquaritingua do Norte, no Estado de Pernambuco. O autor do trabalho é Nycolas dos Santos Albuquerque (foto), 25 anos, estudante do 4º período do curso de graduação em Arte e Mídia, da UFCG. Ele fez o vídeo atendendo a solicitação do professor Fábio Bezerra, que ministra a disciplina Projeto I, apresentou ao Festival, concorreu  com outros trabalhos amadores e profissionais brasileiros, e acabou premiado. O vídeo, que não tem diálogos nem narração, fala sobre a auto-estima das pessoas na educação informal.

O vídeo foi todo filmado em Campina Grande - feira da Prata, centro da cidade, Estação Velha, bairros de Santa Rosa e Pedregal, entre outros locais. "Abordamos exemplos de vida do cotidiano de pessoas comuns, através de uma linguagem não-convencional, que utiliza-se de uma narrativa baseada na trilha sonora, em consonância com a edição de imagens. Fizemos uma mistura de histórias verídicas e outras criadas, mostrando a importância da educação informal na vida das pessoas", conta o estudante.

Nycolas recebeu como prêmio dois troféus, mas o que considera verdadeiramente como premiação é ter conseguido contar a estória de vida do cotidiano de pessoas comuns, que estão ligadas ao trabalho informal em vários setores da sociedade. Ele começou a montar o texto que deu origem ao argumento (história narrada no vídeo), a partir das lembranças de seus avós (João, pai do seu pai) e José (pai de sua mãe), o que lhe deu base e alicerce à sua educação informal, e o ajudou a chegar à Universidade. "As bases da educação informal que recebi também têm a participação de meus pais, irmão, amigos, colegas, e inimigos também, o que veio me ajudar na minha bagagem de conhecimentos, juntando-se a isso, a educação formal que recebi ao longo dos anos, em vários locais por onde passei na minha vida de estudante. Ainda hoje recebo ensinamentos formais no curso de Arte e Mídia da UFCG", relata o estudante, quando traça a trajetória que fez para produzir o vídeo.

O trabalho de Nycolas tem trilha sonora do cineasta e músico alemão Win Wenders, enquanto a fotografia é de Iomana Rocha, Julie Manuelle e Breno César, e o tratamento digital do áudio foi de Guga S. Rocha. O vídeo também é enriquecido com poemas de Marcos Alexandre, irmão de Nycolas.

A câmera utilizada para fazer as filmagens é semiprofissional e toda a parte técnica de finalização do vídeo foi feita com a utilização de computador.

"A experiência vivenciada, até concluir o trabalho foi de dificuldade, mas obtive êxito total. A premiação me deixou bem", diz o estudante, reclamando da falta de incentivo no Estado, como um todo. "Esse tipo de trabalho na Paraíba é muito difícil, pois aqui se produz pouco, mas com qualidade. A importância da participação no Festival foi mostrar que Campina Grande produz bons trabalhos, e também por ter podido manter contatos com profissionais e estudantes brasileiros de outras regiões, que têm mais facilidades de produzir vídeos", comentou o estudante, que é natural de São Paulo.

Data: 24/10/2005