Uso racional da água é tema de vídeo lançado pela UFCG

Material reúne quatro documentários e foi distribuído em escolas da rede pública

Dentre os efeitos das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, o que causa maior preocupação é, sem dúvida, a escassez de água potável. Na semana passada, cientistas divulgaram dados alarmantes: 178 milhões de pessoas terão dificuldades de acesso à água na América Latina e o número de famintos deve aumentar em 85 milhões de pessoas até 2080.

Diante desse quadro, a conservação e o uso racional da água passaram a ser questões de vital importância para a sociedade. “Há pouco conhecimento sobre a real gravidade da situação”, diz João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG. “Mais do que nunca, é preciso divulgar os conhecimentos necessários sobre o tema, nas escolas e nas associações de moradores, urbanos e rurais”.

Com esse objetivo, foi lançado recentemente o vídeo Espaço da Água, que reúne quatro documentários  sobre as atividades desenvolvidas pelo centro de divulgação científica Espaço da Água nos últimos meses.

Montado pela UFCG, com o apoio do CNPq, o Espaço da Água foi instalado no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, onde há uma exposição permanente, com aparatos para demonstração de propriedades da água relacionadas à sua conservação e uso racional, em ações educativas que envolvem professores de Ciências da Natureza e de Matemática. Estes professores também participam na educação dos alunos em escolas e em associações de moradores de Campina Grande e cidades circunvizinhas.

O vídeo, gravado em DVD, foi distribuído em mais de 50 escolas da rede pública de ensino e pode ser copiado pelos interessados. Basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da UFCG, pelo fone 3310.1446.

A equipe do Espaço da Água é formada por João Tertuliano, coordenador geral; Gilmar Trindade, coordenadora de Química; Gisélia Fernandes, coordenadora de Biologia e Ecologia; Janiro Costa, assessor em Hidrologia; Romero Azevedo, assessor de Divulgação, e Wilson Curi, assessor em Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Data: 13/04/2007